O primeiro treino da Seleção Nacional para o duelo com a Polónia foi na segunda-feira, 11 de novembro, e contou com dois convidados: Francisco Silva, guarda-redes do Sporting que está integrado na seleção de sub-20 e Fábio Silva, que está integrado na convocatória dos sub-21.
Depois de Pedro Gonçalves e Matheus Nunes serem dados como inaptos pela Unidade de Saúde e Performance da Federação, por lesão, o treinador da Seleção Nacional, Roberto Martínez, chamou apenas Samuel Costa para compor o grupo, no entanto, o treino contou com mais duas presenças.
Fábio Silva tem apenas 22 anos, já passou por vários clubes e protagonizou transferências milionárias. De estrela do TikTok a ser o jogador português mais jovem a marcar na Premier League, conheça o avançado.
O Atleta Revelação dos dragões
O futebol corre-lhe nas veias. Em 2008, Fábio Silva começou a sua carreira no Nogueirense FC, tendo, na época seguinte, assinado pelo Gondomar SC. Com apenas 8 anos foi para o FC Porto, onde ficou cinco anos.
Em 2015, assinou pelo Benfica tendo sido considerado o jogador revelação na época de 2016/2017 com 26 golos marcados em 35 jogos.
Em 2017, o avançado regressou ao FC Porto e na sua primeira época marcou 31 golos em 33 jogos pelo escalão sub-17. Na época seguinte, marcou 33 golos em 39 jogos pelo escalão de sub-19 e foi crucial para o título da UEFA Youth League, competição na qual marcou cinco golos e fez quatro assistências em nove jogos.
Em 2019, o prodígio recebeu o galardão de Atleta Revelação do Ano nos Dragões de Ouro, no mesmo dia em que renovou contrato com o clube.
Na época de 2020/2021, foi transferido para o clube inglês Wolverhampton, por 40 milhões de euros, com apenas 18 anos. Foi neste clube que se tornou no jogador português mais jovem a marcar na Premier League.
Entretanto já passou pelo Anderlecht, pelo PSV, pelos Rangers e está, atualmente, no Las Palmas, emprestado pelo Wolverhampton.
Faz parte de uma família de jogadores
O futebol não é só talento por parte de Fábio Silva é, também, herança de família. O craque natural de Gondomar é filho de Jorge Silva, defesa que iniciou a sua carreira em 1990 no Boavista, terminando-a no Gondomar SC, em 2011.
A herança futebolística não foi herdada somente por Fábio Silva, também o irmão Jorge é jogador. O irmão mais velho também é defesa, assim como o pai foi em tempos. Está atualmente no Tirsense, tendo assinado pelo clube em setembro.
Tiktoker com mais de 150 mil seguidores
Não só de futebol se faz a vida de Fábio Silva. O jogador é também tiktoker e conta com mais de 150 mil seguidores na rede social, tendo vídeos que contam com milhões de visualizações.
Para além de vídeos de futebol, o avançado partilha vídeos a dançar com a irmã mais nova, Mariana, vídeos com os amigos e trends virais.