Depois de Ruben Amorim deixar o Sporting para rumar ao Manchester United, João Pereira, 40 anos, deixou a equipa B para passar a técnico da equipa principal dos leões, tal como informaram num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta segunda-feira, 11 de novembro, segundo o “Correio da Manhã”.
“Uma nova braçadeira, a mesma ambição. João Pereira é o novo treinador do Sporting”, anunciou o clube nas redes sociais. Além de Tiago Teixeira, António Calça e Pina, José Caldeira, Hugo Tecelão e Tiago Ferreira, Luís Neto, que terminou a carreira como jogador no Sporting na temporada passada e regressa agora como adjunto, também faz parte da equipa técnica que o acompanha.
Do pai de João Pereira, que é sportinguista ferrenho, ao casamento com Natacha Esmail, que contou com duas cerimónias, passando pelo facto de ter crescido em dois dos bairros mais problemáticos de Lisboa, conheça o novo treinador dos leões.
1. O percurso de jogador a treinador
Entre 2003 e 2021, João Pereira foi futebolista profissional. Depois de ter feito a sua formação no SL Benfica, estreou-se pelas águias em 2003. Na época de 2006/2007 jogou pelo Gil Vicente, esteve no SC Braga entre 2007 e 2009 e, em 2009/2010, foi contratado pelo Sporting CP. Em outubro de 2010, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Nacional por Paulo Bento.
Em 2013/2014 e 2014/2015 esteve no Valência FC e, no mercado de inverno de 2015, assinou contrato com clube alemão Hannover 96. Em 2016/2017 regressou aos leões e foi depois para o Trabzonspor Kulübü. Em 2020/2021 regressou ao Sporting, onde se sagrou campeão nacional.
Depois de terminar a sua carreira como futebolista, João Pereira aceitou o convite para integrar a equipa técnica da equipa Sub-23 do clube leonino, orientada por Filipe Pedro na temporada 2021/2022. Na época seguinte, tornou-se o treinador principal da equipa e, no início da temporada 2024/2025, substituiu Filipe Çelikkaya e assumiu o comando da equipa B dos leões. Com a saída de Ruben Amorim, assumiu os comandos da principal.
2. João Pereira é casado e tem dois filhos
João Pereira é casado com Natacha Esmail Pereira, com quem deu o nó em 2018 em duas cerimónias distintas e luxuosas, uma hindu, devido às origens da mulher, e outra em Portugal, segundo a "TV 7 Dias".
Na primeira, Natacha utilizou uma criação inspirada no tradicional sari, assim como as mãos tatuadas com henna. Na segunda, a cerimónia decorreu no SUD Lisboa, em Belém, onde não faltaram caras conhecidas, como a apresentadora Iva Lamarão e Margarida Neuparth, a mulher de Adrien Silva.
O casal, que está junto há cerca de 12 anos, tem dois filhos, Gabriel, 5, e Daniel, 2 anos. O mais novo, dez dias após o nascimento, passou oito dias internado no hospital devido a ter contraído uma infeção respiratória. Natacha descreveu essa altura como um “filme de terror que nenhuma mãe devia passar”.
“Ninguém acha que 10 dias depois de dar à luz e sair da maternidade com um bebé cheio de saúde, vá voltar para o hospital com um bebé a sofrer por infeção respiratória. (...) Experienciei episódios terríveis que quero apagar da minha memória para sempre”, relatou a mulher nas redes sociais na época.
3. O pai é sportinguista ferrenho
João Pereira revelou esta segunda-feira, 11 de novembro, que ninguém sabia que iria ser o novo treinador do Sporting à exceção da direção do clube e da mulher, Natacha. Como tal, deixou uma mensagem especial ao pai, Adelino Pedro, que é sportinguista ferrenho.
“Acho que só hoje, quando sair daqui, vou dar um grande abraço ao meu pai que foi e é um grande sportinguista. Uma das maiores alegrias que lhe dei foi ter sido campeão aqui, com o meu filho mais velho a ter a possibilidade de pisar o relvado comigo. Estou um bocado emocionado, é normal, o meu pai vive muito isto, e acredito que esteja em casa a chorar a ver isto. Um abraço para ti”, dedicou, visivelmente emocionado.
4. Cresceu em dois dos bairros mais problemáticos de Lisboa
João Pereira nasceu numa família sem grandes posses no Casal Ventoso e na “Meia Laranja”, nas décadas de 1980 e 1990, épocas em que estes eram dos mais problemáticos de Lisboa. O pai trabalhava numa gráfica e a mãe numa fábrica de lâmpadas.
O atual treinador do Sporting nunca escondeu as suas origens, tendo até inscrito as duas localidades nas suas botas, como chegou a partilhar nas redes sociais. “Porque a pessoa que me tornei e o que alcancei também se deve muito ao local onde cresci e às pessoas que nele habitavam... aí está uma forma de agradecer! Casal Ventoso e Meia Laranja... com orgulho”, escreveu, citado pela "TV Guia".
Nunca escondeu a sua paixão pelo futebol e começou a dar nas vistas no Domingos Sávio, o clube de Campo de Ourique onde Ricardo Quaresma também começou. Os benfiquistas José Águas e Vítor Martins viram-no num torneio na Pontinha e quiseram levá-lo para o Benfica. Assim, aos 9 anos foi para as águias, enquanto estudava em simultâneo na Casa Pia de Lisboa, onde concluiu o 12.º ano.