Matthew Perry, o ator norte-americano que deu vida a Chandler, uma das personagens da famosa sitcom "Friends", foi encontrado morto na manhã de sábado, 28 de outubro, na sua casa de Los Angeles, Estados Unidos. O corpo do artista estava dentro da piscina aquecida que tem no terraço da sua casa, que se constituiu como a localização da sua última foto no Instagram.
Nessa publicação, podia ler-se a legenda: "Oh, esta água quente a girar à nossa volta não nos faz sentir tão bem? Sou o Mattman". Esta é uma referência à famosa fala de Batman, um dos mais icónicos super-heróis da DC, cujo nome adaptou ao seu. Mas esta não foi a única vez que o ator mencionou esta personagem nas redes sociais.
Antes da sua morte, Matthew Perry fez sete publicações com alusões a Batman. Entre muitas coisas, o ator publicou um vídeo no qual se podia ver o filme a ser projetado em grandes dimensões na sua casa, bem como o logotipo da personagem cravado numa abóbora e até a silhueta do morcego a iluminar o fundo da sua piscina.
Uma coisa é certa: Matthew Perry sempre mostrou um grande apreço pelo universo de Bruce Wayne, tendo chegado a dizer que se identificava com o super-herói, que descrevia como um "solitário rico", de acordo com o "Globo". Além disso, sentia-se ligado a esta personagem, já que ambos teriam usado experiências pessoais traumáticas para se tornarem exemplos da sociedade – no caso do ator, o facto de ter lutado contra a dependência de álcool e drogas.
Contudo, há quem desconfie de que estas publicações são mais do que uma mera demonstração de amor por este super-herói. Isto porque, da mesma forma que o Departamento da Polícia de Gotham City, onde Batman combatia o crime, usava o símbolo do morcego para pedir ajuda, os fãs acreditam que também o ator podia estar a querer chamar a atenção para o facto de não estar bem. "Acho que os posts recentes foram um pedido de ajuda", frisa um utilizador.
"Está tudo bem aí em casa, Mattman?", escreveu outra seguidora na última publicação do ator. "Estás bem? Devemos mandar ajuda?", escreveu outro utilizador da rede social, num vídeo em que Matthew Perry filmava a lua, acompanhado pela descrição "Percebem o que é que vos estou a tentar dizer? Sou o Mattman". "O que é que ele nos estava a tentar dizer? Quem me dera ter visto estes posts mais cedo", comentou outro seguidor, já no rescaldo da morte do ator.
Houve ainda quem aproveitasse para relembrar o último capítulo de "Friends, Lovers and the Big Terrible Thing", o livro de memórias de Perry, publicado em 2022, no qual também abordava a personagem. "Algum dia também poderás ser chamado para fazer algo importante, então está pronto para isso. E aconteça o que acontecer, pensa: o que é que o Batman faria? E fá-lo", lê-se na obra.
Até agora, não há nenhuma explicação oficial para o que ocorreu a Matthew Perry, já que tinha tido um dia normal, que havia incluído uma partida de pickleball (uma espécie de padel, mas sem tabelas de vidro), durante duas horas. Depois do jogo, o ator pediu ao assistente que lhe fizesse um favor e, aquando do seu regresso a casa do artista, encontrou-o morto na piscina aquecida.
No entanto, ainda que Perry tenha um historial longo com drogas e álcool, não foram encontradas substância do género no local. Uma fonte das autoridades disse ao jornal "Los Angeles Times" que apenas foram encontrados medicamentos na casa, pelo que o corpo terá de ser sujeito a exames de toxicologia forense. A par disto, a polícia não suspeita de nenhum crime, segundo o "G1".