Em junho de 2019, Fernanda Serrano anunciava o fim do casamento com Pedro Miguel Ramos. Era o ponto final de uma união de 16 anos anos, da qual resultaram quatro filhos: Santiago, de 17 anos, Laura, de 14, Maria Luísa, de 12 e Caetana, de 6.

A atriz de 48 anos, uma das protagonistas da novela da TVI "Quero é Viver", conversou com Maria Cerqueira Gomes sobre o fim do casamento, uma fase que descreveu como "desencantada". A Fernanda Serrano recordou uma conversa com um dos seus melhores amigos, Diogo Infante, na qual descrevia a rutura como "um fracasso". "E ele dizia: 'não é um fracasso. Tu tens quatro filhos desse suposto fracasso. Os teus quatro filhos são os teus pilares'".

Filha única de Ercília e Jaime Serrano, que estão juntos há 50 anos, a atriz sempre teve o casamento dos pais como exemplo. "Os meus pais são pessoas que se respeitam, que se cuidam, que se amam e que eu não consigo ver dissociados um do outro. É um equilíbrio maravilhoso e muito raro. Eu gostaria muito de ter tido isso para mim. Hoje sei que tive e eu acreditava mesmo que tinha encontrado isso. E o desencantamento vem a partir do momento em que descobres que, afinal, não é nada disso", recorda.

A atriz refere ainda que teve de passar por um período de consciencialização, para entender que a decisão de colocar um fim ao casamento não era "um ímpeto". "Por mais que te sintas magoada, pensas assim 'como é que é possível eu ainda estar aqui numa situação destas?'. Se fosse com uma amiga eu já tinha dito 'sai, salta, vai à tua vida, não precisas disto para nada'". No entanto, Fernanda Serrano acredita que fez tudo o que era possível antes de tomar essa decisão. "Eu consegui esvaziar o saco das possibilidades e isso dá-me uma certeza de que fiz tudo bem", afiança.

Fernanda Serrano está de férias com um novo amor
Fernanda Serrano está de férias com um novo amor
Ver artigo

Serrano salienta ainda a importância de "saber parar". "Havendo outras pessoas implicadas, sendo essas pessoas os meus filhos, temos de nos consciencializar e ter esse respeito por eles e por nós e saber dizer 'acabou'. Parou. Temos de proteger os nossos filhos".

A viver uma relação discreta com o personal trainer Ricardo Pereira desde o verão de 2020, a atriz explica a Maria Cerqueira Gomes que não estava à procura deste amor. "Há ali uma catarse, até desejaste que acontecesse e quando finalmente acontece é uma nova fase, uma nova era e nada me apeteceu mais do que estar sozinha com os meus filhos. E tu não premeditas e quando acontece tens de perceber se queres ou não, se já tens energia e força e novamente capacidade para amar ou não. Como eu acho que a vida é curta, porque não?", reflete.

Sobre o amor depois dos 40, Fernanda Serrano diz estar "mais egoísta" e também "mais focada" nos filhos. "Por uma questão de cuidados para com todos ainda estou na fase em que faço uma distribuição de amor".