Benjamim, o filho de 6 anos de Pedro Chagas Freitas, tem uma doença crónica e rara e precisava de um dador de fígado. Depois o pai fazer um apelo nas redes sociais, foi encontrado um dador e a criança foi submetida a cirurgia. Saiu dos cuidados intensivos esta quinta-feira, 27 de junho.
No entanto, depois de Benjamim passar por um transplante de fígado, surgiram "inquietações novas, dúvidas que se instalam entre a esperança e o medo", conforme Pedro Chagas Freitas partilhou no Instagram. "Depois de um grande dia, veio uma noite de merda, uma manhã de exames", escreveu.
"Aqui, onde estamos, tudo é ansiedade, incerteza. Passei a noite a tentar adormecer-te, primeiro; e depois, ao fim de algumas horas, a ver-te dormir o possível, no intervalo entre um medicamento e outro. Somos uma casa de angústia há um mês. O dia seguinte, até o próprio dia, são sempre incógnitas indecifráveis, imprevisíveis", continuou.
"Não há, em mim, em nós, disponibilidade mental, emocional, para algo mais do que isto: para aguentar", prosseguiu o autor de êxitos como "Prometo Falhar" (2014), "Queres Casar Comigo Todos os Dias?" (2015) e "Prometo Perder" (2016).
Benjamim sofre desde os três meses de idade de uma deficiência de alfa-1 antitripsina, conforme recorda a "Flash!". O apelo para encontrar um dador para o filho foi lançado pelo escritor de 44 anos a 5 de junho. O menino esteve internado no Hospital Pediátrico de Coimbra.