Benjamim, o filho de 6 anos de Pedro Chagas Freitas, tem uma doença crónica e rara e precisava de um dador de fígado. Depois o pai fazer um apelo nas redes sociais, foi encontrado um dador e a criança foi submetida a cirurgia. Saiu dos cuidados intensivos esta quinta-feira, 27 de junho.

No entanto, depois de Benjamim passar por um transplante de fígado, surgiram "inquietações novas, dúvidas que se instalam entre a esperança e o medo", conforme Pedro Chagas Freitas partilhou no Instagram. "Depois de um grande dia, veio uma noite de merda, uma manhã de exames", escreveu.

Filho de Pedro Chagas Freitas já tem "fígado novo". “Foram 12 horas de cirurgia, de ansiedade”
Filho de Pedro Chagas Freitas já tem "fígado novo". “Foram 12 horas de cirurgia, de ansiedade”
Ver artigo

"Aqui, onde estamos, tudo é ansiedade, incerteza. Passei a noite a tentar adormecer-te, primeiro; e depois, ao fim de algumas horas, a ver-te dormir o possível, no intervalo entre um medicamento e outro. Somos uma casa de angústia há um mês. O dia seguinte, até o próprio dia, são sempre incógnitas indecifráveis, imprevisíveis", continuou.

"Não há, em mim, em nós, disponibilidade mental, emocional, para algo mais do que isto: para aguentar", prosseguiu o autor de êxitos como "Prometo Falhar" (2014), "Queres Casar Comigo Todos os Dias?" (2015) e "Prometo Perder" (2016).

Benjamim sofre desde os três meses de idade de uma deficiência de alfa-1 antitripsina, conforme recorda a "Flash!".  O apelo para encontrar um dador para o filho foi lançado pelo escritor de 44 anos a 5 de junho. O menino esteve internado no Hospital Pediátrico de Coimbra.