Na noite de segunda-feira, 20 de novembro, o príncipe Harry e a mulher, Meghan Markle, deixaram a plateia de um jogo de hóquei ao rubro, no Canadá. É que o casal apareceu de surpresa na partida disputada entre os Vancouver Canucks, que os duques de Sussex estavam a apoiar, e os San Jose Sharks.
Harry, antigo capitão do exército britânico e fundador dos Jogos Invictus, até foi o protagonista de um momento especial. Foi o príncipe que levou a cabo o lançamento do primeiro disco, tendo-se deslocado até à pista de gelo antes de o jogo começar, segundo o "Daily Mail" – e o capitão dos Sharks disse que se tratou de um momento constrangedor.
Tomas Hertl disse à imprensa que o duque, em vez de lançar o disco atempadamente, estava mais preocupado em posar para as fotografias. "Eu até tive de lhe dizer para largar o disco, porque ele continuava a segurá-lo e a sorrir", conta o jogador, citado pelo "The Sun", acrescentando que, ainda assim, será um momento do qual se vai lembrar sempre.
Depois de abertas as hostilidades, Harry e Meghan foram para o camarote, de onde viram atentamente a partida. Além disso, pareciam estar bem animados, tendo até visto o jogo de copo de vinho na mão, que pousaram quando os Vancouver Canucks celebraram a vitória.
Veja o vídeo
A presença do casal no Canadá antecede os próximos Jogos Invictus de 2025, programados para decorrer em Vancouver e Whistler. Este torneio internacional de desportos de adaptação para militares e veteranos feridos ou com necessidades especiais foi criado por Harry em 2014, depois de ter cumprido serviço militar no Afeganistão, sendo um evento de grande significado para o casal.
O casal conheceu-se em 2016, através do Instagram, tendo marcado vários encontros de seguida, conforme explicaram no documentário da Netflix, que estreou em dezembro de 2022. Desde então, nunca mais se largaram e subiram ao altar a 19 de maio de 2018.
Dois anos depois, em 2020, os duques de Sussex anunciaram que iriam abdicar das funções de membros séniores da família real britânica. A independência financeira, a vontade de trabalhar e de se afastarem do escrutínio dos meios de comunicação estavam entre os principais motivos e, desde então, estão a viver nos Estados Unidos com os filhos, Archie e Lilibet Diana, de 4 e 2 anos, respetivamente.
Apesar de, atualmente, não terem muita ligação à família real, fruto das confissões feitas no documentário da plataforma de streaming e no livro de memórias do príncipe Harry, "Na Sombra", que chegou às livrarias em janeiro deste ano, parece que tem havido um esforço da parte de Kate Middleton, a mulher do príncipe William, para se reconectar com o cunhado. Além disso, Harry e Meghan também terão falado ao telefone com o rei Carlos III, aquando do aniversário do monarca, que celebrou 75 anos esta terça-feira, 14 de novembro.