Depois de uma temporada sem contacto, o príncipe Harry voltou a falar com o pai. Na sequência do 75.º aniversário do rei Carlos III, celebrado esta terça-feira, 14 de novembro, o duque de Sussex terá ligado ao monarca, quebrando um silêncio que perdurava há sensivelmente seis meses.
"O rei estava muito ocupado, mas é educado e ama o filho e os netos, o que não quer dizer que não fizesse a chamada no seu aniversário", disse uma fonte ao "The Sun". Mas Harry não foi a única pessoa com quem o rei falou, já que a mesma publicação relata que este também terá falado com a nora, Meghan Markle.
O par não tinha contacto desde maio, logo após a coroação do monarca, na qual o duque de Sussex marcou presença, apesar de ter sido excluído de todas as cerimónias protocolares. Mas parece que ainda há muito trabalho a fazer, no sentido de reconstruir a relação de ambos, que se foi deteriorando ao longo dos anos.
"Há um longo caminho pela frente para emendar o fosso que se criou ao longo dos anos – e os problemas mais profundos causados pelas alegações no documentário da Netflix e em 'Na Sombra' [o livro de memórias de Harry] não são resolvidos com uma chamada telefónica", continua a mesma fonte.
Antes da coroação do atual monarca do Reino Unido, o duque de Sussex e Carlos III não falavam desde o funeral da rainha Isabel II, que morreu a 8 de setembro de 2022 – e a ocasião também foi um pretexto para Harry voltar a estreitar os laços com o irmão, William, e a cunhada, Kate.
Harry e Carlos III foram perdendo a ligação, uma vez que, em 2020, os duques de Sussex anunciaram que iriam abdicar das funções de membros séniores da família real britânica. A independência financeira, a vontade de trabalhar e de se afastarem do escrutínio dos meios de comunicação estavam entre os principais motivos.
Desde então, o casal pronunciou-se várias vezes em relação aos bastidores da família real, tanto no documentário da Netflix, lançado em dezembro de 2022, como no livro de memórias do duque de Sussex, que chegou às livrarias no mês seguinte. Agora, longe dos deveres reais, o par está a viver nos Estados Unidos com os filhos, Archie e Lilibet Diana, de 4 e 2 anos, respetivamente.