Depois de o príncipe Harry e Meghan Markle terem anunciado na quarta-feira, 8 de janeiro, a abdicação dos cargos reais e a intenção de se mudarem para os Estados Unidos, sabe-se agora que ambos vão deixar de poder usar o estatuto de Alteza Real e bem como os fundos destinados às suas funções enquanto membros da família real britânica.
Além disso, sabe-se também que o casal vai deixar de representar a rainha Isabel II em todo e qualquer evento público em que surjam. A notícia está a ser avançada este sábado, 18 de janeiro, por vários órgãos de comunicação social que dizem que as novas medidas vão ser implementadas já na primavera.
Através de um comunicado oficial enviado à imprensa, assinado pela coroa real britânica, a rainha Isabel II mostra-se satisfeita pela forma como "foi possível encontrar uma forma construtiva de seguir em frente, mas sempre apoiando" o neto e a sua família.
"Harry, Meghan e Archie serão sempre membros muito amados da minha família. Reconheço que os obstáculos com que se defrontaram decorrentes de um escrutínio intenso ao longo destes dois anos foi o suficiente para que desejassem um estilo de vida independente, que eu apoio", lê-se no comunicado citado pela BBC.
E continua: "Quero agradecer-lhes por toda a dedicação que tiveram em todo o país e dizer que estou particularmente orgulhosa pela forma como a Meghan rapidamente se tornou parte da família. É o desejo de todos nós que o acordo a que chegámos hoje seja capaz de lhes permitir criar uma vida feliz e em paz."
Devido ao novo acordo, está estabelecido que Harry e Meghan Markle vão deixar de representar a rainha em eventos públicos, mas ambos garantem continuar a "exaltar os valores de Sua Majestade".