Hailey Welch não fazia ideia de que, ao ser entrevistada pela dupla Tim & Dee, produtores de conteúdos para o Youtube, se ia tornar uma celebridade mundial. O vídeo original foi publicado a 11 de junho e rapidamente a jovem norte-americana se tornou um meme em praticamente todas as redes sociais.
Mas, afinal, o que é "hawk-tuah"? Primeiro, temos de explicar o contexto. Hailey e a amiga Chelsea Bradford encontravam-se nas ruas de Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, quando foram abordadas pelo youtuber Tim D., conhecido por fazer perguntas de cariz sexual a mulheres durante saídas noturnas.
A determinada altura da conversa, o youtuber pergunta a Hailey qual é o truque na cama que deixa um homem doido. "Tens de lhe dar aquele 'hawk-tuah' e cuspir naquilo (risos)". O youtuber diz que não entende e que ela tem de exemplificar. Hailey volta a dizer "hawk-tuah!" e repete, a rir-se, "cospe naquilo, cospe naquilo!". A jovem norte-americana referia-se ao acto de cuspir num pénis.
Veja o excerto do vídeo
Esta parte do vídeo , que tem quase 15 minutos, tornou-se viral e os autores já têm merchandising à venda no seu site, desde bonés a t-shirts. Mas não são os únicos a capitalizar com este momento viral. A própria protagonista já se associou à Fathead Threads, que produz bonés personalizados com a infame expressão, está a vendê-los a 36€ (46€ se forem autografados por Hailey). A marca já adiantou que a autora da expressão recebe uma comissão pelas vendas.
Mas quem é Hailey Welch? Desde que se tornou uma sensação nas redes sociais, a jovem natural do estado do Tennessee desativou todas as redes sociais. Pouco ou nada se sabe sobre esta mulher, o que já deu margem de manobra para especulações sobre o que lhe aconteceu durante estes 15 minutos de fama, chegando mesmo a ser noticiado que teria sido despedida, o que se revelou um rumor falso.
Enquanto Hailey não volta a surgir em público, a internet continua a produzir memes.