"Oh Na Na Na" é a música que desafia os utilizadores da rede social Tik Tok a bater os pés ao mesmo ritmo do tema. A ideia pode parecer divertida mas não correu bem para Sapphire Charlesworth, 27 anos, que acabou por cair e partiu os dois tornozelos esta quarta-feira, 15 de abril.

Este é um dos exemplos, mas há outros mais conhecidos como é o caso da influenciadora brasileira Luisa Accorsi que partiu a clavícula com um outro desafio no qual se aventurou no sábado, 18.

Luisa revelou nos stories que tem estado "off" do telemóvel, mas sentiu falta de fazer algo na quarentena e teve "a brilhante ideia de treinar o Monkey Challenge do Tik Tok", escreve e continua a dizer com ironia: "Sim, achei uma ótima ideia treinar isso em um sábado à noite. Só esqueci que eu não sou nem adolescente, nem forte".

Resultado? "Quebrei a clavícula de novo", revela. Já em vídeo, o namorado, com quem fez o desafio, diz: "Aí, o nosso challenger. Gelo, a clavícula quebrada de novo... e amanhã vamos ter que operar né, mor?", diz o parceiro enquanto Luisa chora e ri em simultâneo.

Luísa explica num outro storie que tinha partido a clavícula há um ano e como provavelmente o osso ainda estava frágil voltou a parti-lo. "Estava na esperança de ser só um susto, mas tirei radiografia e realmente quebrou, então vou ter que operar de novo e colocar os pinos tudo de novo", conta a influenciadora, revelando ainda que tem tido dores e está "arrasada" por ter de passar por todo o processo outra vez.

Laura Figueiredo cai na piscina a brincar com Mickael e leva três pontos
Laura Figueiredo cai na piscina a brincar com Mickael e leva três pontos
Ver artigo

No caso de Sapphire, mãe de dois filhos, revelou que estava a treinar o desafio com a namorada quando tudo aconteceu. "Quando virei, escorreguei e ouvi 'crack, crack' e então fiquei no chão", disse ela ao jornal "ChronicleLive", acrescentando ainda: "Doeu tanto. Acho que a minha parceira pensou que eu estava a exagerar". Veja qual o desafio que causou o acidente.

Certo é que não era "fita" e a mulher inglesa teve mesmo de ir de ambulância para o Hospital Universitário de North Durham, onde descobriu que o tornozelo esquerdo estava partido, com uma lesão grave que pode exigir uma operação, e tinha também uma fratura no tornozelo direito.

tik tok
créditos: Sapphire Charlesworth/chroniclelive

"Para quem pensa experimentar, diria para tentar com cautela, e não é tão fácil quanto parece", disse ela ao mesmo jornal. Deixou ainda um agradecimento à equipa do Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido (NHS) por ter cuidado tão bem dela num período em que os hospitais estão a passar uma fase difícil.