Após semanas de especulação, a verdade. Após ter estado afastada dos holofotes desde que foi submetida a uma cirurgia na zona abdominal em janeiro e ter-se visto envolvida numa polémica ao ter editado uma fotografia em família e publicado na conta oficial dos príncipes de Gales, Kate Middleton revelou esta sexta-feira, 22 de março, que está a lutar contra um cancro através de um vídeo emotivo, em que a mulher do príncipe William aparece sentada num banco de jardim.
“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer pessoalmente por todas as mensagens incríveis de apoio e pela vossa compreensão enquanto tenho recuperado da cirurgia. Foram meses incrivelmente difíceis para toda a nossa família, mas tive uma equipa médica fantástica que cuidou muito bem de mim, pelo que estou muito grata”, começou por dizer Kate Middleton.
Veja o vídeo.
“Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na altura, pensava-se que a minha doença não era cancerígena. A operação foi bem sucedida, no entanto os exames efetuados após a operação revelaram a presença de cancro. Por isso, a minha equipa médica aconselhou-me a fazer quimioterapia preventiva e estou agora na fase inicial desse tratamento”, partilhou.
A princesa de Gales revelou que “isto foi um grande choque”. “Eu e William temos feito tudo o que podemos para processar e gerir isto em privado para o bem da nossa jovem família. Como podem imaginar, isto levou tempo. Eu demorei algum tempo a recuperar de uma grande cirurgia para poder começar o meu tratamento. Mas, mais importante, levou-nos tempo a explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma que fosse apropriada para eles, e a assegurar-lhes que eu vou ficar bem”, disse, mencionando os três filhos do casal.
Kate Middleton garante que está a “ficar mais forte todos os dias” e falou do apoio do marido. “Ter William ao meu lado também é uma grande fonte de conforto e segurança. Assim como o amor, o apoio e a gentileza que foram demonstrados por tantos de vocês. Significa muito para nós os dois”, continuou, acrescentando que a família irá precisar de “tempo, espaço e privacidade” enquanto completa o seu tratamento.
A princesa de Gales, cujo regresso estava previsto acontecer na missa tradicional no domingo de Páscoa, no dia 31 de março, terminou o vídeo a deixar uma palavra de apoio também a todos os que “a vida foi afetada pelo cancro” e apelou a que não percam “a fé ou a esperança”. “Não estás sozinho”, concluiu.
O rei Carlos III também está a lutar contra um cancro, algo que foi anunciado em fevereiro deste ano, depois de ter sido submetido a um procedimento para tratar o aumento da próstata, uma condição também designada por Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Contudo, não se tratará de um cancro prostático.