Kate Middleton acabou os tratamentos de quimioterapia. A princesa de Gales, que revelou publicamente estar a lutar contra um cancro a 22 de março deste ano, partilhou a notícia do final dos tratamentos numa publicação no X (antigo Twitter), onde divulgou um vídeo emotivo.
"Com o verão a chegar ao fim, não posso dizer-vos o alívio que é ter finalmente terminado o meu tratamento de quimioterapia. Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós, enquanto família. A vida, tal como a conhecemos, pode mudar num instante e tivemos de encontrar uma forma de navegar nas águas tempestuosas e no caminho desconhecido", começa por dizer a mulher de William.
Veja o vídeo.
"O percurso do cancro é complexo, assustador e imprevisível para todos, especialmente para os que nos são mais próximos. Com humildade, também nos coloca frente a frente com as nossas próprias vulnerabilidades de uma forma que nunca tínhamos considerado antes e, com isso, uma nova perspetiva sobre tudo", disse Kate Middleton.
A princesa de Gales, cuja mensagem é acompanhada de um vídeo emotivo junto do marido e da família, falou também do impacto da doença no seu núcleo familiar mais chegado. "Este período recordou-nos, acima de tudo, a mim e ao William, que é preciso refletir e estarmos gratos pelas coisas simples, mas importantes, da vida, que tantos de nós tomam frequentemente como garantidas. De simplesmente amar e ser amado."
Sobre o futuro, a princesa referiu estar focada em manter-se livre do cancro, mas que tem noção dos próximos passos e também adiantou estar ansiosa por voltar à sua rotina habitual.
"Apesar de ter terminado a quimioterapia, o meu caminho para a cura e a recuperação total é longo e tenho de continuar a viver cada dia à medida que chega. No entanto, estou ansiosa por voltar ao trabalho e assumir mais alguns compromissos públicos nos próximos meses, quando puder. Apesar de tudo o que já aconteceu, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado sentido de esperança e de apreciação da vida. O William e eu estamos muito gratos pelo apoio que temos recebido e temos retirado grande força de todos aqueles que nos estão a ajudar nesta altura. A bondade, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente humildes. Para todos aqueles que continuam a sua própria jornada contra o cancro — continuo convosco, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão pode sair a luz, por isso deixem que essa luz brilhe", concluiu.
A 22 de março deste ano, e após semanas de especulação, Kate Middleton revelou estar a lutar contra um cancro, descoberto na sequência de uma cirurgia na zona abdominal a que foi submetida em janeiro. O tipo de cancro diagnosticado à princesa de Gales nunca foi revelado.
“Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na altura, pensava-se que a minha doença não era cancerígena. A operação foi bem sucedida, no entanto os exames efetuados após a operação revelaram a presença de cancro. Por isso, a minha equipa médica aconselhou-me a fazer quimioterapia preventiva e estou agora na fase inicial desse tratamento”, partilhou, à época.
O rei Carlos III também está a lutar contra um cancro, algo que foi anunciado em fevereiro deste ano, depois de ter sido submetido a um procedimento para tratar o aumento da próstata, uma condição também designada por Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Contudo, não se tratará de um cancro prostático.