Conhecida por ter entrado na "Casa dos Segredos 5", Liliana Filipa foi distinguida, em 2019, pela revista Forbes Portugal com o 9º lugar na lista dos maiores influenciadores digitais portugueses, correspondente ao 3.º entre as personalidades femininas.

Aos 27 anos, tem uma marca de roupa, calçado, swimwear, produtos de beleza, quase 750 mil seguidores na rede social Instagram e é mãe de dois filhos, frutos da relação com Daniel Gregório. À MAGG diz estar numa fase positiva da sua vida e conta que a moda sempre foi o seu grande objetivo.

"Eu sempre pensei estar onde estou hoje", diz Liliana Filipa, sem hesitar. Licenciada em Design, depois de sair da "Casa dos Segredos", aumentou a sua plataforma no mundo digital e lançou-se na criação da sua marca. Apesar de se ter proporcionado mais cedo do que imaginou, devido à exposição pública, potenciada pela participação no reality show, em 2014, a moda esteve sempre nos planos, mas nem sempre o caminho foi fácil de percorrer.

Em entrevista à MAGG, a influenciadora conta que "ser mulher na área empresarial é, realmente, muito difícil". "Em reuniões mais sérias ou contactos com fornecedores, sinto que ainda vivemos num país e num mundo que não dá tanta credibilidade a uma mulher, ainda para mais jovem. Com 20, 21 anos comecei a ter reuniões sérias e não me levavam muito a sério."

Hoje em dia, garante que não precisa de provar nada a ninguém, além de si própria. "Conseguir ultrapassar metas e colocar-me nos desafios para conseguir cumpri-los são sempre os meus objetivos."

Dos biquínis aos produtos de beleza em quatro anos

"I Feel Collection" é a mais recente coleção de calçado, lançada em outubro mas, segundo revelado por Liliana Filipa, há roupa de inverno pronta para ser lançada em breve.

Mas foi com uma linha de biquínis que tudo começou, em 2017, inspirada na sua paixão por praia e verão. "Desde pequenina que tinha uma gaveta cheia de biquínis e sempre pedi muito à minha mãe", recorda Liliana, que explica à MAGG como começou a marca: "Senti que em Portugal não havia lojas com biquínis que eu gostasse, ou seja, eu tinha sempre que comprar os biquínis e mudá-los na costureira, porque eu não gostava do fitting. Decidi fazê-los de raíz e achei que podia, também, fazer para outras pessoas que se identificassem com o estilo."

Um ano depois, surge uma proposta para uma linha de calçado, que aceitou "de olhos fechados". "Não sabia para o que é que ia e correu muito bem. E agora estamos já no terceiro ano", explica. Hoje, além dos biquínis e do calçado, a marca conta com roupa (da mais desportiva, aos vestidos, passando pelos casacos), acessórios (como toalhas de praia e máscaras reutilizáveis) e, ainda, produtos de beleza (uma almofada de cetim, um spray para o cabelo e um produto de maquilhagem).

"O nosso objetivo é fazer cada vez mais peças que deem para o maior número de mulheres.  Tentamos, cada vez mais, ser uma marca inclusiva, por isso tentamos aumentar os tamanhos, diminuir também. Nem sempre é possível em todas as coleções, devido às restrições das fábricas, mas tentamos e, a pouco e pouco, é o que queremos fazer", sublinha Liliana Filipa.

"Eu tenho sempre muitas coisas na minha cabeça, estou sempre a pensar em novas coisas, não tenho é tempo para as concretizar", revela, acrescentando que gosta de surpreender. Apesar de estar, constantemente, a pensar em ideias para se desafiar e à sua equipa, a influenciadora digital explica que as coleções são bastante ponderadas. "Há coisas que eu gostava de fazer, mas sei que o público português não consegue comprar."

A marca foca-se numa linha de produção sustentável, com artigos 100% nacionais. Para já, mantém-se apenas a loja virtual, mas, caso o cliente pretenda, pode experimentar as peças no showroom, localizado em Oeiras, mediante marcação.

Youtuber em part time e mãe a tempo inteiro

Liliana Filipa é uma fenómeno nas redes sociais. Além do negócio de roupa, trabalha com algumas marcas no Instagram e ainda consegue arranjar tempo para criar conteúdo para o canal no Youtube, que tem 143 mil subscritores.

Tem uma relação com Daniel Gregório desde a "Casa dos Segredos" e dois filhos, Ariel Melody, de 3 anos e Santi Marcel, de quase 2 anos. Em relação à gestão entre a vida profissional e pessoal, Liliana Filipa é assertiva: "Acho que o mais importante é estarmos rodeados das pessoas certas, porque ninguém faz nada sozinho. Se eu não tivesse pessoas a ajudarem-me não conseguia fazer tudo. Para ter os meus filhos em casa, organizar tudo o que implica ter um lar, uma família e organizar tudo no escritório preciso das pessoas certas ao meu lado. Acho que isso é fundamental".

A influenciadora abordou o tema da maternidade no podcast "Só Mais 5 Minutos", conduzido por Catarina Miranda e referiu que se sente uma sortuda, por poder contar com o apoio da família (pais, sogros, irmãos e amigos). Em declarações à MAGG, diz que ter dois filhos pequenos, com idades tão próximas, "é desafiante, mas é a melhor coisa do mundo". "Eles cada vez estão mais cúmplices e é muito giro ver os dois filhos a crescerem juntos, é incrível."

Liliana Filipa já foi alvo de críticas na sequência de fotografias e vídeos das crianças partilhados nas suas plataformas, mas garante que não a incomodam. "Estou muito calejada. Estou imune a críticas, é como se vestisse uma armadura. Não me afeta mesmo nada. (...) Para mim é tão útil partilhar os meus filhos, porque é uma felicidade extrema tê-los por perto. Se eu puder influenciar outras pessoas a ser mães e partilhar que isso é bom, é por isso que eu o faço. É por isso que eu partilho os meus filhos. Partilho felicidade com os outros, para que os outros também saibam onde encontrar."

Sobre a relação com Daniel, a influenciadora sublinha: "Sendo pais tão jovens, parece que não conseguimos aproveitar tudo no início. Nós em casa estamos muito consumidos pelos filhos, então precisamos sempre de tempo para fazer coisas a dois, para fazer coisas em casal e acho que isso é super importante para manter uma relação quando temos uma família." Apesar de estarem habituados, o pior da exposição mediática, confessa, é a pressão. "Parece que querem mandar na nossa vida, exigir um casamento. Se eu tivesse cinco filhos, perguntavam pelo sexto, não vai parar nunca. É lidar e não ligar, fazer as coisas ao nosso ritmo, sem pressão dos outros. Temos que ser fortes o suficiente para não ceder."

"Podia ser tanta coisa numa só vida, mas não dá"

Em maio de 2021, a empresária deparou-se com um novo desafio, três semanas antes de acontecer: ser capa da Women's Health. "Foi fechar os olhos e bora lá. Tentei ser o mais saudável possível, treinar o máximo possível, fazer massagens modeladoras, drenagens e, nos últimos três dias, fiz uma espécie de um detox que me ajudou a estar mais 'seca'. Foi muito giro", conta, mencionando que tem hábitos saudáveis desde a infância e, agora que é mãe, tenta incuti-los aos filhos.

Questionada sobre o que ainda gostava de fazer a resposta de Liliana Filipa é imediata: "tanta coisa", desde viajar com os filhos, a explorar novas áreas. "Gostava de tirar outros cursos, fazer outras coisas, ter outros projetos. Gosto de decoração, gosto da área da minha mãe, construção civil, é uma coisa que eu não ponho de lado, gosto de comunicação, gosto de marketing. Vontade eu tenho, não tenho é horas disponíveis."

Por enquanto, divide-se entre a moda e a criação de conteúdos digitais e, em declarações à MAGG, garante que os seus seguidores a conhecem "quase por inteiro".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.