
Saiu no início do passado mês de março a série que veio mostrar um pouco mais sobre outra faceta da duquesa de Sussex. Meghan Markle juntou-se à Netflix e estreou "Com Amor, Meghan", uma produção onde reimagina o género dos programas sobre estilo de vida e combina sugestões práticas com conversas honestas, mas sempre à beira da bancada da cozinha.
Entre como fazer uma simples tábua de vegetais a um prato mais composto, a duquesa de Sussex partilha os seus mais variados truques, focando-se na diversão em vez de na perfeição. Realçando a facilidade com que se pode criar beleza, mesmo nas coisas mais inesperadas, a mulher do príncipe Harry convida ainda vários amigos para a ajudarem a meter as mãos na massa, criando assim um ambiente mais descontraído e familiar no conforto da sua casa.
No entanto, os truques e as sugestões feitas por Meghan Markle na sua nova série não são apenas sobre cozinha - também há muitas afirmações da duquesa sobre medicina natural, onde a mulher do príncipe Harry dá dicas de alguns ingredientes que podem ajudar a relaxar, a conter alergias ou até a curar nódoas negras. Mas será que tudo o que Meghan Markle disse é verdade?
António Hipólito de Aguiar, médico de serviço formado em Farmácia, Medicina, Medicina Estética e Antienvelhecimento, esclareceu à MAGG se as afirmações de Meghan Markle eram mito ou realidade, explicando mais a fundo sobre as propriedades relaxantes ou antiinflamatórias de que a duquesa fala em "Com Amor, Meghan". Será que o óleo de arnica ajuda mesmo nas nódoas negras? E é verdade que o chá de pimenta alivia as alergias? Leia as declarações do especialista.
"Sais de Epson servem para relaxar o corpo"

"Os sais de Epson, que se chamaram Epson porque são uma alusão a quem os descobriu, são basicamente sulfato de magnésio. O magnésio, hoje em dia, sabe-se que tem propriedades relaxantes, há muita gente que toma magnésio e inclusive nós recomendamos mesmo muito para as pessoas quando estão ou com cãibras musculares ou quando querem relaxar e querem, naturalmente, obter um estado de maior distensão muscular. Portanto, os sais de Epson não são mais do que sais de sulfato de magnésio, e tendo o magnésio essas propriedades relaxantes podem, efetivamente, relaxar o corpo."
"A cera de abelha transformada numa vela purifica o ar"

"Acho que isso tem que ver com um efeito muito evidente, que é o facto de a cera de abelha ter própolis. O própolis é uma substância que tem propriedades medicinais, por isso é que nós, quando queremos melhorar uma garganta inflamada, usamos mel, e por isso o própolis acaba por ser uma substância muito rica. No caso da cera, o que é que acontece? Há aqui, digamos, uma libertação de partículas que existem no ar e que a cera de abelha, ao libertar pólen, vai neutralizar os chamados iões negativos.
Portanto, numa vela que está a queimar, vamos permitir que essa libertação com o calor vá projetar no ar pequenas partículas que nós não vemos, mas que são partículas capazes de neutralizar as bactérias que estão no ar. A abelha tem muita riqueza naquilo que fabrica, seja o pólen seja a cera, e essa cera vai, ao projetar-se no ar em pequenas partículas, neutralizar os agentes agressores, que podem ser fungos, bactérias, vírus, seja aquilo que for."
"O óleo de arnica dá para colocar em pequenos hematomas"

"Quando os miúdos caem, uma das coisas que podemos fazer é colocar arnica imediatamente. O que é a arnica? A arnica não é mais do que um composto, é uma planta que tem propriedades que permitem melhorar a circulação sanguínea. Portanto, quando temos uma nódoa negra, temos uma acumulação de sangue naquela zona, houve o rompimento de um vaso, de uma pequenina veia, que libertou sangue. O sangue, obviamente, ao ficar retido na pele, faz a chamada nódoa negra. E o que a arnica faz é que, além de reduzir o inchaço, tem capacidades de um anti-inflamatório. Assim, além de ter este anti-inflamatório, a arnica tem a capacidade de reabsorver o sangue que vai estar acumulado nessas nódoas negras."
"Sal marinho rosa dos Himalaias é um ótimo anti-inflamatório"

"O sal marinho rosa dos Himalaias tem vários constituintes, nomeadamente o magnésio, que nós já falámos, e o potássio, que também é outro constituinte que nós usamos muito para haver uma capacidade anti-inflamatória. O potássio, efetivamente, existe no interior do nosso corpo, e é o potássio que permite ao coração, por exemplo, estar a trabalhar, porque é um mineral que ajuda o nosso corpo a ter reações químicas.
Também o cálcio é um dos componentes deste sal, e tudo isso é muito apropriado para aliviar dores musculares, para aliviar inflamações. No caso dos Himalaias, hoje também se relaciona que a própria temperatura da água, porque a água também tem um efeito analgésico. Por isso é que nós, quando caímos pomos logo gelo. Para quê? Para que haja uma vasoconstrição. O que é uma vasoconstrição? É uma diminuição do fluxo de sangue ao local. Por isso é que nós usamos o gelo para tirar a dor. No caso dos Himalaias, sendo obviamente uma zona extremamente fria, o sal também tem essa propriedade."
"Alfazema é uma planta calmante"

"As plantas são usadas em muitas coisas, e a alfazema, que também é conhecida por lavanda, tem, efetivamente, compostos de linalol, que são óleos essenciais, por isso é que também é muito usada na aromaterapia. Esse constituinte, o linalol tem propriedades relaxantes. As plantas sempre foram a grande fonte, digamos assim, de recolha de elementos com propriedades terapêuticas, e hoje em dia são muito utilizadas naqueles países que não têm, infelizmente, grandes capacidades de ter medicamentos."
"Chá de gengibre, mel, limão, cúrcuma e pimenta caiena ajudam nas alergias"

"A pimenta caiena e a própria cúrcuma têm propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, assim como o limão e o gengibre. De verificar, e isto é muito curioso, que dos países onde existe menor índice de cancro do mundo é na Índia, exatamente porque eles consomem muita pimenta caiena e cúrcuma. Ora, tudo o que é um processo alérgico é um processo inflamatório, quando nós temos uma alergia é porque estamos a libertar substâncias que têm propriedades inflamatórias, e o que nós queremos é neutralizar os inflamatórios com anti-inflamatórios.
Esses antiinflamatórios estão presentes, como há bocadinho falámos, em muitas substâncias naturais, dos quais a pimenta caiena, a curcuma, o gengibre e o limão fazem parte, e por isso essas componentes estão muito presentes nessas substâncias. A natureza dá-nos resposta a tudo."
"Óleo de tangerina ajuda a adormecer"

A tangerina, como a laranja ou o limão, têm aroma cítrico, e são considerados substâncias cítricas. Ora, nessas substâncias cítricas, há uma que se chama limoneno, que não é mais do que uma partícula que tem possibilidades relaxantes. É a mesma coisa que estar a fumar cannabis ou ao pé de alguém que fuma, porque o que vai acontecer é que vai começar a ficar com sono, uma vez que a cannabis tem propriedades relaxantes. Aqui a particularidade do limoneno, da substância que existe no óleo de tangerina, é igual, ou seja, tem a capacidade de promover o relaxamento do sistema nervoso."