A supermodelo Anok Yai, de 28 anos, revelou que sofre de uma doença rara que afeta o coração e os pulmões, segundo a CNN Brasil.
No seu perfil de Instagram, Anok Yai afirmou ter descoberto uma condição congénita (anomalia presente desde o nascimento, desenvolvida durante a gestação ou no parto) que “destrói” lentamente os seus pulmões e sobrecarrega o seu coração. A mesma explicou que não teve sintomas durante grande parte da sua vida, mas que, nos últimos anos, passou a ter uma tosse constante.
“A tosse persistente transformou-se em dores no peito, ataques de tosse com sangue e, por vezes, tive dificuldade em respirar”, explicou na legenda da publicação. Embora tenha começado a apresentar alguns sintomas, a supermodelo decidiu continuar a trabalhar enquanto procurava um médico e a “altura certa” para cuidar da sua saúde.
No entanto, Anok Yai rapidamente percebeu que “nunca haveria um momento certo”. A sua saúde iria continuar a piorar. Por esse motivo, a mesma realizou, na sexta-feira passada, 19 de dezembro, uma cirurgia robótica nos pulmões no hospital NYU Langone Health, em Nova Iorque. A supermodelo deixou uma mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde que a acompanharam durante este processo e à família na publicação.
“Agradeço ao Dr. Robert Cerfolio e à sua equipa talentosa e generosa, aos quais sou eternamente grata por me darem mais tempo (...). E agradeço aos meus amigos e familiares por serem a primeira coisa que vi quando acordei. Por enquanto, estou a recuperar…mas irei regressar”, escreveu a supermodelo.
Anok Yai tem alcançado grande sucesso como supermodelo, tendo sido eleita “Modelo do Ano” em 2025, no The Fashion Awards, e sendo uma das duas supermodelos negras a abrir um desfile da Prada, juntamente com Naomi Campbell. Também participou no Victoria’s Secret Fashion Show de 2025.