Nicholas Williams, mais conhecido por Nico, destacou-se no jogo Espanha-Itália desta quinta-feira, 20 de junho, tendo sido eleito o melhor jogador em campo, após ter estado envolvido em algumas das jogadas mais importantes que levaram os espanhóis à vitória por 1-0.
O extremo espanhol de 21 anos joga atualmente pelo Athletic Club, juntamente com o irmão, Iñaki Williams, 30 anos. Contudo, o mais velho representa outra seleção, a do Gana, onde nasceram os pais, devido a um pedido do avô.
Após o jogo Espanha-Itália, Nico Williams garantiu que está focado em dar o seu melhor no Euro2024. “Os meus companheiros de equipa facilitaram-me o jogo individual e senti-me muito bem. Foi talvez o meu melhor jogo com a seleção", disse o jogador.
“Estou muito concentrado em fazer um bom Campeonato da Europa. Não estou distraído. Quero fazer um grande Campeonato da Europa e dedico-o a todos aqueles que depositaram a sua confiança em mim. Temos uma ideia muito clara do jogo, do que cada jogador tem de fazer. Temos estado a um nível espetacular”, continuou, segundo “O Jogo”.
Mas como é que Nico e Iñaki foram parar a Espanha? Os pais dos jogadores, Maria e Felix, deixaram o Gana em direção ao País Basco, tendo de atravessar o deserto do Saara sem comida nem água. Primeiro, foram num camião com a parte de trás aberta, com 40 pessoas lá dentro, e depois caminharam durante dias. Nesta altura, Maria estava grávida de Iñaki, mas não sabia, tal como o jogador contou ao "The Guardian".
Quando chegaram a Melilla, treparam a vedação e a guarda civil deteve-os. Como não tinham documentos e eram imigrantes, iriam ser mandados de volta. Contudo, quando estavam na prisão, um advogado da Caritas que falava inglês sugeriu que dissessem que vinham de um país em guerra. Como tal, os pais rasgaram os documentos do Gana e disseram que eram da Libéria para pedir asilo político. Assim, conseguiram chegar a Bilbau.