Francisco Conceição fez magia no primeiro jogo da Seleção Nacional no Euro2024, que decorreu esta terça-feira, 18 de junho. O futebolista de 21 anos, que joga atualmente pelo FC Porto, entrou em campo já depois dos 90 minutos e, em pouco menos de 60 segundos, marcou o golo da vitória de Portugal, que venceu 2-1 à Chéquia.
A euforia do jogador, que até tirou a camisola para festejar, do técnico Roberto Martínez, da família que o assistia das bancadas, dos colegas de equipa e do público foi desmedida. Um dos momentos que marcou os festejos foi o abraço sentido do capitão Cristiano Ronaldo ao jovem futebolista.
No final do jogo, Francisco Conceição falou sobre a sua prestação e não escondeu a emoção. “É uma felicidade tremenda, representar o País e jogar por eles todos. Quis ajudar da forma que podia, felizmente consegui”, começou por dizer, visivelmente emocionado.
Além disso, ao dedicar o golo da vitória, também revelou que tem namorada. “Naquele momento, é uma felicidade tremenda. Orgulho, ter aqui o meu pai, mãe, namorada, irmãos e cunhadas. Muita gente. Só queria dar alegria aos portugueses, mas principalmente à minha família que sofre muito. Esta vitória é para eles”, disse, segundo a "Vidas".
Com este marco, Francisco (em 2024) e Sérgio Conceição (em 2000), o pai, entram para a lista de pais e filhos que marcaram no Euro, onde apenas os italianos Enrico (em 1996) e Federico Chiesa (em 2021) faziam parte, de acordo com "A Bola".
Francisco Conceição nasceu em Coimbra e iniciou a sua carreira futebolística no Belenenses. Em 2011, foi para o Sporting e, na época 2017/2018, passou pelo Padroense. No ano seguinte, rumou até ao FC Porto. Em 2020, assinou o seu primeiro contrato profissional com os “dragões” e, no ano seguinte, recebeu o prémio Dragão de Ouro na categoria Atleta revelação.
Em novembro de 2021 marcou o seu primeiro golo pelo clube e, nessa época, conquistou o seu primeiro título na carreira, já que o FC Porto foi campeão nacional. Em 2022, foi transferido para o Ajax, mas em setembro de 2023 regressou aos “dragões” por empréstimo. Em abril deste ano foi anunciada a sua recompra, tendo assinado até 2029.
Quanto à Seleção Nacional, foi chamado à principal pela primeira vez este ano, tendo-se estreado no jogo em que Portugal perdeu contra a Eslovénia 2-0. Contudo, já tinha jogado pelos sub-16 e sub-17, em 2018, e pelos sub-21, em 2021.
Francisco Conceição é filho de Sérgio Conceição, antigo técnico do FC Porto e ex-jogador de futebol, e tem quatro irmãos, Sérgio, Rodrigo, Moisés e José, todos frutos do casamento com Liliana Conceição.