O primeiro já está. A Seleção Nacional entrou com o pé direito (por muito pouco) no Euro 2024, depois de ter batido a Chéquia por duas bolas a uma nesta terça-feira, 18 de junho. Num jogo com pouco mais de 90 minutos onde o coração de todos os portugueses parecia querer saltar da boca, Francisco Conceição, jogador do FC Porto, conseguiu salvar Portugal do empate, fazendo com que todos os presentes — e os que viram através da televisão — ficassem sem voz nesta quarta-feira que sucedeu o jogo.
A equipa das quinas começou a partida a querer vencê-la, mas viu pela frente uma Chéquia que tinha o mesmo objetivo, marcando o seu único golo aos 62 minutos e ficando por cima do jogo nos sete minutos seguintes. Um autogolo, depois de uma tentativa de Nuno Mendes, que foi uma surpresa no onze de Roberto Martínez, bastou para que a Seleção Nacional se organizasse e continuasse a querer lutar pela vitória, mas só uma substituição aos 90 minutos é que fez com que os festejos acontecessem.
Francisco Conceição só precisou de pouco menos de 60 segundos em campo para fazer o 2-1 para Portugal, fazendo com que a equipa das quinas vencesse o jogo e passasse para o segundo lugar do grupo F, cujo primeiro lugar pertence à Turquia, seleção que Portugal vai defrontar no próximo sábado, dia 22.
Com o apito final a acontecer três minutos depois do jogador do FC Porto marcar, os festejos foram feitos não só dentro de campo, com Cristiano Ronaldo a protagonizar mais um momento digno de capitão ao abraçar o jovem jogador português de 21 anos, como fora, com vários famosos a celebrar esta primeira conquista.
Foi o caso de Ana Garcia Martins (também conhecida como Pipoca Mais Doce) e Marisa Cruz, que levaram os filhos até ao Jamor para verem a partida num grande ecrã, num espaço onde até Éder — eternizado como aquele que nos deu a vitória na final do Euro 2016 — esteve presente.
Também Tiago Castro, ex-moranguito, não quis deixar de apoiar Portugal, e até Jéssica Silva, jogadora do SL Benfica e da Seleção Nacional feminina, gritou a plenos pulmões pela equipa. Quem realmente esteve presente na Alemanha, país onde se realizou o jogo, foi Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, que presenciou os festejos em primeira mão.