
O Jardim do Plano está de volta. O conceito do chef Vítor Adão, que no verão transporta a alma do restaurante Plano para um jardim (quase) secreto na Graça, em Lisboa, está de cara lavada em 2025 com um menu distinto servido apenas ao ar livre.
"Escondido por entre muros caiados a branco numa encosta inclinada da Graça, é como um refúgio da cidade, dentro da cidade, que o jardim se vive", é assim que é descrita esta experiência no site oficial. Sazonal, limitada, exclusiva e com um número muito reduzido de lugares, esta versão de verão do Plano está disponível apenas durante os meses mais quentes.
No entanto, não pense que esta é apenas uma esplanada, que funciona apenas como um prolongamento do restaurante original. "É um espaço com direito a identidade própria, e com um menu degustação assinado pelo chef Vítor Adão ao serviço, do ambiente ao horário", referem no site.
E por falar em menu, com o que é que pode contar à mesa? O menu degustação, que é composto por cinco momentos, inclui pratos como ostras, maçã e vinagrete de romã e tártaro de atum, batata-doce e leche de tigre. Nos principais, há corvina, esmagada de batata de Chaves e molho de espumante, e bife do lombo, tomate Coração de Boi e beldroegas. Termine numa nota doce com uma sobremesa de manjericão e baunilha.
O valor do menu no Jardim é de 140€ por pessoa, sendo que também inclui um pairing com quatro vinhos ou opções sem álcool.
Esta versão mais descontraída do Plano, servida ao ar livre, combina "o bom produto nacional com inspiração internacional, num menu pensado para fazer da melhor forma o elogio do verão, partindo sobretudo de clássicos do restaurante, reinventados consoante chega o produto mais fresco", acrescentam em comunicado.