Adora celebrar o Réveillon, mas ainda não tem planos para o dia? Então, este restaurante em Lisboa, envolvido numa atmosfera cosmopolita, tem a solução perfeita para si.
O Tapisco, situado no coração do Príncipe Real, convida-o a celebrar a chegada de 2026, prometendo-lhe uma noite onde sabor, partilha e alegria não vão faltar à mesa. A proposta do restaurante é um menu de degustação exclusivo, que inclui sete momentos, preparado pelo chef Henrique Sá Pessoa e a sua equipa, pode ler-se em comunicado.
Mas esta experiência não vai incluir apenas comida. O menu também é composto por uma harmonização de vinhos escolhida ao detalhe e, como manda a tradição, uma flute de espumante com passas para brindar à chegada do novo ano. Também existirá um menu vegetariano, concebido com o mesmo cuidado e dedicação, para que todos possam desfrutar desta noite única.
Um welcome drink de vinho espumante da Bairrada (Luís Pato Blanc de Blancs) vai dar início à experiência, anunciando o tom festivo do último jantar do ano. De seguida, vêm as entradas inspiradas no sabor do mar: após o amuse bouche de gamba da costa, batata-doce roxa, puré de cenoura e lima-caviar, no menu tradicional, vão ser servidas a lula, ervas frescas e citrinos, chouriço de porco preto, chalota e o bacalhau assado, crocante de amêndoas e pinhão, chutney de pimentos e salsa frita.
O momento alto da noite pertence aos pratos principais. Destacam-se o ravioli de carabineiro com espuma de carabineiro e sálvia e, na carne, a bochecha de porco preto, jus, puré de aipo, cenoura baby, curgete e broccolini, pratos onde tradição e sofisticação encontram o equilíbrio.
O menu vegetariano é igualmente criativo, explorando textura e subtileza. Vai iniciar-se com um snack de croquete de beringela e maionese de citrinos, seguindo-se o amuse bouche, que inclui ravioli de beterraba, queijo fresco, mel e granola de frutos secos.
De seguida, chegam as entradas, onde se destaca não só a couve-flor, paprica fumada, cominhos e avelã, mas também a curgete, queijo da ilha, garam masala (especiaria) e maracujá. Os pratos principais, pensados numa sequência leve e elegante, incluem um ravioli de cogumelos, beurre blanc de cogumelos e beringela, puré de milho, cenoura baby, curgete e broccolini.
Um final doce e simbólico é o ponto de chegada de ambos os menus. Antes da sobremesa, com o intuito de dar um toque refrescante à experiência, será servida a romã e hortelã, sorbet de yuzu e gengibre, e, preparando a aproximação do último grande momento, o prato brisa do lis, crumble de avelã, gelado de amêndoa, gel de amêndoa amarga, gel de vinho do Porto e coulis de laranja, acompanhado do vinho da Madeira Blandys Verdelho de 10 anos.
Para terminar esta noite de celebração de forma perfeita, serão servidos ainda café e petit-fours, juntamente com espumante Freixenet. Os dois menus têm um custo de 175€ por pessoa, com tudo incluído. Dado que o número de lugares é limitado, as reservas são obrigatórias.