Prestes a fazer 50 anos (aniversário que comemora a 29 de janeiro de 2025), Pedro Alves está em melhor forma do que nunca. O humorista, que terminou recentemente três anos e meio de gravações da novela "Festa é Festa", na TVI, está prestes a regressar à RTP... e em dose dupla, na quinta temporada de "Taskmaster" e no formato "Rir Para Ganhar", ambos com estreias previstas para novembro.
O ator e humorista de 49 anos marcou presença, juntamente com João Paulo Rodrigues, na apresentação das novidades de entretenimento e ficção da estação pública de televisão, esta quarta-feira, 9 de outubro, e a sua excelente forma física não passou despercebida.
"Eu tinha o sonho de ser capa da revista 'Camião', que já não existe (risos)!", começou por dizer Pedro Alves. O humorista explicou que o emagrecimento foi "um processo que começou na pandemia". "Toda a gente engordou, eu fui ao contrário. Comecei a ter mais tempo para mim, a pensar na alimentação má que andava a fazer. Comecei a fazer as caminhadas, a andar de bicicleta. Comecei a pôr de lado o que eu sabia que estava a mais e os resultados começaram a aparecer", contou.
O desporto e o cuidado com a alimentação não o impedem, no entanto, de desfrutar dos prazeres da vida. "Não deixo de ter vida social com os meus amigos, de ter os meus jantares. Obviamente que o tipo de alimentação que faço, o exercício, dá-me direito a ter estes pecados mortais com os amigos e que nunca na vida iria deixar porque tirar-me isso era quase tirar-me a vontade de viver", explica.
Pedro Alves revela que perdeu 20 quilos em quase quatro anos. "Como muito menos pão, quase não como batatas nem arroz. Como muita carne, peixe, tudo e mais alguma coisa, e alimento-me à base de coisas mais leves", explica o humorista, que fez questão de elogiar o empenho de João Paulo Rodrigues. Em 2016, o apresentador submeteu-se a uma mudança drástica de estilo de vida, cujos resultados mostrou na capa da "Men's Health".
"Dou-lhe valor porque ele fez aquilo em oito meses. Teve que adaptar a vida dele ao que estava a fazer, dou-lhe muito valor. Na altura, eu dizia que nunca faria algo do género a não ser que fosse por um filho. O que ele fez foi uma cena brutal. Para mim, foi muito mais fácil fazer isto longe do Porto, dos meus amigos e das tainadas. Aqui em Lisboa fazia uma vida mais regrada. A única altura menos regrada era quando fazíamos os nossos jantares. Continuamos exatamente iguais, mais apurados, mas barrascos na mesma (risos)!", salientou o ator.
Veja a transformação ao longo de uma década
Concorrer com Goucha? "Só apanhamos a parte do chá e das castanhas assadas"
Em meados de novembro, Pedro Alves e João Paulo Rodrigues vão estrear-se como dupla a apresentar "Rir para Ganhar". O formato, que estará no ar das 17 às 20 horas de domingo, vai concorrer com as últimas três horas de "Domingão" (SIC) e "Funtástico", o novo programa da TVI conduzido por Manuel Luís Goucha, e que deverá arrancar em breve.
"Nós apanhamos só a parte do lanche, do chá e das castanhas assadas. Vai ser fixe", brincou Pedro Alves. "É um orgulho enorme porque vamos estar em antena com pessoas que, além de serem nossas amigas, são profissionais e têm a carreira que têm. É um privilégio isso poder acontecer. Da nossa parte, não há qualquer tipo de concorrência", salienta o Bino de "Festa é Festa".
"É bom estar de volta à RTP porque foi o canal que nos abriu as portas para esta nossa vida, para as nossas personagens e para o que fizemos até aos dias de hoje. Andei aí noutras vidas, foi uma grande aventura, mas estou muito feliz por estar de volta, ainda por cima em dois formatos. Um que é completamente desconcertante, o 'Taskmaster', e depois esta surpresa que tivemos", explica Pedro Alves.
A dupla revela que, desde que iniciou o projeto conjunto, conversava amiúde sobre a possibilidade de estar à frente de um programa de entretenimento. "Tem uma vantagem para mim. Isto da apresentação é novo para mim, o Jota vai ter de me safar milhentas vezes porque ele já tem muita experiência nisto, mas é um desafio. Vamos fazer a cena de forma descomprometida, é para o pessoal se divertir, vamos colocar personalidades a fazer jogos porreiros", conta Pedro Alves.
Sobre a possibilidade de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, as personagens com que se celebrizaram há duas décadas, virem a fazer parte de "Rir para Ganhar", João Paulo Rodrigues diz que é "uma incógnita". "Foi há 20 anos que criámos as personagens aqui na RTP... eventualmente. O programa vai ter muito humor, tinha que ser. Nós os dois, juntos, vai dar asneira. Vamos ter momentos de humor, personagens que vamos criar para o programa e, quem sabe, eventualmente. É uma questão de termos o ok do patrão", salienta o humorista.