Nelson Évora e Pedro Pichardo, dois atletas da modalidade de triplo salto em atletismo e ambos campeões olímipicos, encontram-se envoltos numa acesa polémica.
A discussão iniciou-se no domingo, 12 de março, após a entrevista de Nelson Évora ao podcast "40 minutos", da "Rádio Observador", em que o atleta falou sobre a sua carreira, os últimos jogos olímpicos em Tóquio, e a relação (e respetivas disputas) com Pichardo. Após a conversa, este último atleta não se deixou ficar calado e reagiu no Instagram.
Durante o podcast, Évora, de 38 anos, começou por referir-se à relação de ambos, quando questionado sobre a forma como se sentia ao saber que Pichardo é "uma espécie de sucessor do Nelson Évora no atletismo português". Relembrou o momento em que ambos deram uma volta de honra ao estádio, após uma prova, em 2015, e acusou a imprensa de criar "o bom e o vilão para vender mais", diz à "Rádio Observador".
Contudo, a conversa acabou por azedar. Nelson acusou Pichardo de nunca o ter cumprimentado, mencionou "dores de outras questões clubísticas", e falou ainda sobre o processo de nacionalização de Pichardo que não achou justo, uma vez que teve de "esperar 11 anos pela nacionalidade”.
Tanto Évora como Pichardo são atletas que, apesar de representarem Portugal no seu desporto, não nasceram no País.Nelson Évora nasceu na Costa do Marfim, e Pichardo em Cuba.
Nelson Évora afirmou ainda sem "papas na língua" que Pichardo está em Portugal à custa de uma cunha. "Não temos um atleta júnior que salte 16 metros. Que possamos dizer que saltará 17 metros em sénior, que possa ganhar uma medalha. Fico contente que ele [referindo-se a Pedro Pichardo] traga uma medalha. (...) Foi um investimento feito no curto prazo", afirmou o campeão olímpico de 2008.
Face aos comentários que foram feitos a seu respeito, Pichardo, de 29 anos, atual campeão olímpico da modalidade de ambos, respondeu já na noite de domingo, através das histórias do Instagram.
"Não sou uma prostituta, nem sou como tu que saíste mal do clube, porque te ofereceram mais", escreveu Pedro Pichardo, referindo-se ao facto de Nelson ter trocado o Benfica pelo Sporting, em 2016, sendo que foi o primeiro clube quem acolheu o atual campeão.
Para além disso, afirmou que, para si, Nelson nunca uma "referência como atleta nem como pessoa”, e que se considera melhor que o mesmo.