Há quase uma semana, no meio do frenesim que foi a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Paris, o momento passou praticamente despercebido. Mas, dias depois, as imagens de intimidade entre Emmanuel Macron e Amélie Oudéa-Castéra estão a causar estranheza e a gerar debate nas redes sociais.
Rodeados de outros elementos do governo, o presidente francês e a ministra do Desporto e dos Jogos Olímpicos, ambos de 46 anos, cumprimentam-se de forma estranhamente íntima. Ela agarra Macron pelo pescoço, beija-lhe o rosto e o chefe de Estado corresponde o toque, agarrando no braço de Oudéa-Castéra.
Para piorar a situação, numa outra imagem, está o primeiro-ministro Gabriel Attal, que parece estar ativamente a desviar o olhar deste momento.
Nas redes sociais, o assunto está a ser bastante comentado, com vários internautas a questionarem se este tipo de comportamento é adequado no contexto profissional. Meios de comunicação social franceses descrevem este momento com um "abraço ardente" ("Gala"), "beijo estranho" ("Madame Figaro"), ou ainda "A Brigitte não vai gostar" ("Voici").
Amélie Oudéa-Castéra é casada desde 2006 com Frédéric Oudéa, atual presidente da Fondation de l’École polytechnique (FX), com quem tem três filhos. Emmanuel Macron, de 46 anos, casou-se com Brigitte Trogneux em 2007. A ex-professora do atual presidente gaulês tem atualmente 71 anos e o casal não tem filhos.