A visita de Estado do presidente Emmanuel Macron ao Reino Unido ficou marcada por um dos jantares mais elegantes do ano e, claro, por um piscar de olho que está a dar que falar. No banquete de gala realizado no Castelo de Windsor esta segunda-feira, 8 de julho, o líder francês trocou um gesto cúmplice com Kate Middleton, sentada ao seu lado, um momento que muito foi partilhado e comentado nas redes sociais.

A ocasião assinalou a primeira visita oficial do chefe de Estado da União Europeia desde o Brexit. Macron, de 47 anos, sentou-se entre a princesa de Gales e o rei Carlos III. Do lado oposto da mesa, o príncipe William, ao lado de Brigitte Macron, que por sua vez ficou sentada entre William e a rainha Camilla.

Kate Middleton faz desabafo sobre o cancro em visita a hospital. "É muito difícil"
Kate Middleton faz desabafo sobre o cancro em visita a hospital. "É muito difícil"
Ver artigo

Antes do jantar, Macron já tinha protagonizado outro gesto fora do protocolo habitual ao beijar a mão de Kate Middleton no momento em que o casal presidencial chegou ao Reino Unido. Embora possa ter surpreendido alguns, o gesto não viola as regras reais. O próprio site da família real britânica esclarece que não há códigos obrigatórios de conduta ao conhecer membros da monarquia.

Durante os discursos, também houve espaço para humor. O rei Carlos acabou a destacar um detalhe curioso do jantar: "Esta noite, bebemos vinho espumante inglês produzido por uma casa de champanhe francesa. Algo que teria sido difícil de acreditar para muitos dos nossos antecessores”, assim como cita a "People".

Macron, por sua vez, apelou à união entre França e Reino Unido, sublinhando: "De ambos os lados do Canal, há um lembrete constante de que nunca devemos baixar a guarda".

Entre os convidados estiveram várias personalidades, como Mick Jagger, Elton John e o marido David Furnish, a atriz Kristin Scott-Thomas e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.