
Rebeca Caldeira foi a terceira convidada de Cristina Ferreira para o seu novo podcast, “Mulher de Tomates”, e uma coisa deixou certa: não vai deixar que ninguém lhe diga que não é uma mulher de garra. Numa conversa de meia hora onde a relação com o marido e os filhos, Luísa e Martim, foram temas discutidos, Rebeca Caldeira falou um pouco sobre a sua história fascinante nas redes sociais, e os desafios de ser mulher na atualidade.
Mas, afinal, quem é Rebeca Caldeira e porque foi ela convidada? A mulher de 30 anos é “uma das influencers com maior crescimento digital nos últimos tempos”, como foi dito no podcast, e tem sido uma das mais faladas nas redes sociais nos dias de hoje. Com várias rubricas no seu Instagram que prometem fazer os seus seguidores chorar de rir, Rebeca é conhecida pelos seus vídeos humorísticos sobre a vida, desde temas como a maternidade ao facto de ter casado com um beto, passando ainda por assuntos mais importantes como o empoderamento da mulher.
E o sucesso foi tão grande que, desde o início de 2024 até agora, Rebeca Caldeira ganhou mais de 200 mil seguidores. Como a própria já explicou várias vezes, o seu número de seguidores batia os mil em janeiro, e agora, pouco mais de um ano depois, a influenciadora conta com 212 mil contas a seguirem-na no Instagram. Duas das suas rubricas mais conhecidas são aquelas em que deixa os seus pais comprarem tudo aos netos para ela não ter de o fazer e aquelas onde aparece o marido, que sempre se assumiu beto e não gosta lá muito das redes sociais - apesar de este ser o trabalho de Rebeca Caldeira.
Na conversa com Cristina Ferreira, a influencer de 29 anos confessou que sempre teve uns pais que a incentivaram em tudo, e que nunca a obrigaram a ser quem não queria ser. “Tenho pais que me incentivaram sempre imenso, nunca me disseram o que é que eu tinha de fazer. Nunca ouvi os meus pais a dizer ‘olha, podias ser isto ou aquilo’”, disse Rebeca Caldeira. No entanto, algo que acabou por fazer que ia ao encontro dos ideais dos pais era tirar um curso, tendo feito tanto uma licenciatura e um mestrado. A influenciadora e mãe de dois filhos tirou um curso na área da comunicação, mas, apesar de gostar da área, nunca soube o que fazer com o diploma.
“Ficava mesmo ansiosa com o facto de não saber o que queria da vida, não tinha uma vocação para nada. Só há pouco tempo é que comecei a descobrir aquilo de que realmente gostava. Aliás, eu sabia que gostava de comunicar, mas não sabia o que fazer com isso”, disse na entrevista com a apresentadora da TVI. O seu primeiro emprego foi um estágio numa agência de comunicação - de onde saiu passado duas semanas -, depois de já ter trabalhado como promotora durante a licenciatura, e enquanto acabava o mestrado decidiu começar a trabalhar na ZARA.
Rebeca Caldeira já teve muitos trabalhos que lhe deram muita experiência, mas foi só depois de ser mãe que descobriu a tal vocação, aquela que lhe abriu portas para este mundo: a comunicação de forma natural, leve, através das redes sociais e de forma a fazer rir quem quer estar com ela. O seu conteúdo não se faz só de humor, mas a verdade é que a própria Rebeca admite que tenta levar tudo com a maior naturalidade possível, sendo esse um dos seus traços mais característicos. “Eu consigo ser séria, mas sou palhaça. Eu não levo as coisas a sério, torno [as coisas] leves”, disse.
A influenciadora contou que perdeu a vergonha de falar para a câmara quando Luísa, a filha mais velha, nasceu, e começou a ter mais momentos para ela onde percebeu que o que queria mesmo era comunicar. “Ser mãe dá poder”, disse. Rebeca foi mãe em julho de 2022 de Luísa, fruto do seu relacionamento com Martim Caldeira, o tal “beto” de todos os seus vídeos com quem casou em junho de 2021.
Mais tarde, em janeiro de 2024, foi mãe de Martim, altura que coincidiu com o início do seu sucesso nas redes sociais. Desde aí, nunca mais parou, e os trabalhos, projetos e campanhas têm sido mais que muitos - como a própria diz, não foi o marido que lhe comprou o fato que tinha vestido.
Veja as fotos da família.
No entanto, Rebeca Caldeira não vive para a maternidade, e sabe que, às vezes, tem de se meter a si em primeiro lugar. “Realiza-me ser mãe, mas eu não vivo para a maternidade. As redes sociais são o espaço onde eu consigo ser a Rebeca, e quando chego a casa sou a Rebeca mãe, mas também sou a Rebeca. Eles [os filhos] são a coisa mais importante da minha vida, mas não temos de pôr as coisas por níveis”, explicou a influenciadora. Ainda assim, isso não faz com que, às vezes, se sinta incapaz, como explicou em outubro de 2024. “Já discuti N vezes com o meu marido à frente dos meus filhos e fico a sentir que falhei”, disse na altura.
Mas, claro está, não é por já ter discutido várias vezes com Martim Caldeira que isso faz com que a relação abane - até porque, pelo menos nas redes sociais, parece ser o exato oposto. Apesar de estar constantemente a brincar com o facto de o marido ser beto, Rebeca Caldeira mostra muito amor por Martim, e sabe que é recíproco.
“O meu marido empodera-me imenso, ele apoia tudo aquilo que eu digo. Às vezes eu digo coisas que podem ser loucas e ele diz ‘vai’, ele apoia-me imenso mesmo não gostando de redes sociais”, disse a influenciadora. “[Para] Encontrares a pessoa certa é preciso sorte, e eu tive essa sorte (...). O meu marido é o meu braço direito”, acrescentou.