Sérgio Conceição, treinador do FC Porto desde 2017, é muitas vezes alvo de polémicas pelas suas reações intempestivas durante e após os jogos de futebol do clube. Atualmente, está envolvido em mais uma, que diz respeito a um torneio infantil que aconteceu em Espanha, estando a ser acusado de agredir um árbitro e um político.
De insinuar que a equipa adversária foi paga para ganhar um jogo contra o FC Porto para dar a vitória do campeonato ao SL Benfica, a ser expulso por um árbitro e recusar sair do relvado, recorde algumas polémicas em que Sérgio Conceição já esteve envolvido.
1. Está a ser acusado de agredir um árbitro e um político em torneio de jovens
Sérgio Conceição está a ser acusado de agredir um árbitro e o presidente da Câmara de Cartaya, Manuel Barroso, após a final do torneio Gañafote Cup, que é destinado aos escalões dos sub-12 aos sub-9, em Huelva, Espanha. O caso terá acontecido nos mais novos, sub-9, e a notícia foi avançada esta segunda-feira, 25 de março, pelo “El Desmarque”.
A equipa, onde joga o filho mais novo do treinador, José Conceição, foi à final contra o Sevilha e perderam, não conseguindo revalidar o título ganho no ano passado. Segundo o relato feito pelo político Manuel Barroso em declarações à rádio Antena Huelva, Sérgio Conceição terá tentado entrar várias vezes no relvado para protestar com o árbitro e só não conseguiu devido aos seguranças presentes no evento.
Quando o árbitro se dirigia para os balneários após o final do jogo, várias pessoas fizeram o mesmo e, entre insultos, empurrões e agressões contadas pelo presidente da Câmara de Cartaya, terá havido uma estalada do treinador do FC Porto.
Ao “Observador”, fontes próximas de Sérgio Conceição contaram uma outra versão, explicando que o treinador se dirigiu no final do jogo ao árbitro para comentar um lance que prejudicou a equipa sub-9 e que, neste momento, Manuel Barroso empurrou Moisés Conceição, um dos seus filhos. Sérgio terá tentado separar a confusão que se criou com muitos outros adeptos, para que o presidente da Câmara de Cartaya não agredisse o filho.
Sérgio Conceição apresentou “queixa-crime” este domingo, 24, contra Manuel Barroso pela agressão a Moisés e está a preparar uma “queixa por denúncia caluniosa” devido às acusações feitas, que “não têm qualquer fundamento”, segundo avançou o advogado Pedro Henriques em comunicado.
Já Manuel Barroso garante que o insultaram, desrespeitaram, empurraram e até lhe arranharam o pescoço e acusa Sérgio Conceição de o ter ameaçado “de morte”. O autarca também apresentou queixa “a nível pessoal”.
2. Já insinuou que clube adversário foi pago para ganhar
Em maio de 2023, após o golo da vitória num jogo do FC Porto contra o Casa Pia Atlético Clube, o treinador fez um gesto para os adversários que insinuava que a equipa tinha recebido dinheiro para vencer a partida e, assim, o SL Benfica vencer o campeonato.. O Casa Pia começou a ganhar antes do intervalo devido a um autogolo de Evanilson, jogador do FC Porto, e se o resultado se mantivesse os benfiquistas seriam campeões.
Os dragões conseguiram dar a volta ao resultado e, nos minutos finais do jogo, fizeram o 2-1. Filipe Martins, o treinador do Casa Pia, posteriormente, afirmou que são “situações do futebol”, apesar de não ser “uma coisa bonita”. Contudo, realça que não foi grave, já que não houve agressão, segundo a SIC Notícias. Sérgio Conceição afirmou que não se passou “absolutamente nada”.
3. Foi expulso e recusou-se a sair do banco
Sérgio Conceição, na época passada, num jogo entre os rivais FC Porto e SL Benfica, foi expulso já no tempo de compensação devido aos seus protestos após a expulsão de Pepe em cima dos 90 minutos, mas recusou-se a sair do relvado até que o árbitro Luís Godinho lhe fosse explicar o motivo pelo qual recebeu um cartão vermelho.
Quase cinco minutos depois e depois de vários intervenientes terem tentado convencer o treinador a abandonar o relvado, a conversa com o árbitro aconteceu e o portista abandonou o jogo.
Esta atitude fez com que Sérgio Conceição fosse suspenso por um jogo e 23 dias e ainda teve de pagar uma multa de 12.444€, dado que, segundo o Conselho de Disciplina, o técnico portista cometeu três ilícitos: a expulsão propriamente dita, os insultos à equipa de arbitragem e a demora em deixar a zona técnica, segundo o “Diário de Notícias”.
4. Insultou árbitro num clássico Porto-Benfica
Em 2020, no intervalo do jogo da final da Taça de Portugal do FC Porto contra o SL Benfica, Sérgio Conceição terá insultado o árbitro Artur Soares Dias no túnel de acesso aos balneários. O treinador, que tinha sido expulso aos 43 minutos, confrontou-o. “Não tens personalidade” e “não tens caráter” terão sido duas afirmações que o técnico terá feito. O árbitro limitou-se a ouvir Sérgio Conceição e a mandá-lo para as cabinas, segundo o “Correio da Manhã”.
Neste jogo, os problemas do técnico com a equipa de arbitragem começaram logo no início. Primeiramente, foi para o banco sem ter a braçadeira de treinador, algo que é obrigatório. Manuel Mota, o quarto árbitro, ter-lhe-á pedido para a colocar, e Sérgio ignorou duas vezes e afirmou que havia coisas mais importantes a acontecer no relvado do que a questão da braçadeira.
Aos 37 minutos, Luis Díaz foi expulso e o treinador ainda ficou mais exaltado, dizendo a Manuel Mota “o campo está inclinado” e classificando tudo como “uma vergonha”. O quarto árbitro avisou Artur Soares Dias, que o expulsou.