Uma falha de segurança no castelo de Windsor podia ter corrido muito mal para os príncipes de Gales. Tudo não passou de um susto, mas que levanta questões sobre o sistema de proteção da propriedade.

No domingo, 13 de outubro, dois intrusos de cara tapada escalaram um muro com dois metros e entraram na propriedade da família real britânica. William e Kate Middleton e os três filhos encontravam-se a dormir na Adelaide Cottage, residência que ocupam quando se encontram em Windsor.

De acordo com o "The Sun", os dois intrusos usaram uma camioneta roubada para derrubar o portão da Shaw Farm, que fica próxima da casa onde estavam os príncipes e os filhos. Já dentro da propriedade, andaram a passear-se numa carrinha de caixa aberta e numa moto 4, destruindo tudo à sua passagem. A publicação adianta que os alarmes dispararam, mas foi apenas quando o portão foi derrubado que a equipa de segurança se apercebeu do incidente.

Imagem mostra a distância entre o ponto de entrada dos intrusos na propriedade e o local onde estavam os príncipes com os filhos
Imagem mostra a distância entre o ponto de entrada dos intrusos na propriedade e o local onde estavam os príncipes com os filhos Imagem mostra a distância entre o ponto de entrada dos intrusos na propriedade e o local onde estavam os príncipes com os filhos

O rei Carlos III e Camilla encontravam-se numa viagem privada à Índia e, por isso, não estavam em Windsor. De acordo com um porta-voz da Thames Valley Police, o incidente aconteceu às 23h45 e não foram feitas quaisquer detenções. Está a decorrer uma investigação.

Este episódio, que não teve consequências de maior, aconteceu um dia depois de o "The Sun" noticiar que foi tomada a decisão de retirar polícias armados da entrada principal do castelo de Windsor. Os agentes que se encontram a guardar a entrada da propriedade estão agora equipados apenas com tasers e bastões. Tal decisão acontece devido ao facto de a Polícia Metropolitana ter poucos agentes armados no ativo e também, como adianta o "The Sun", porque a visão de armas à entrada de Windsor era perturbadora para os turistas.