A primeira fotografia de Kate Middleton publicada pelo Palácio de Kensignton no domingo, a 10 de março, depois de quase dois meses longe dos holofotes enquanto a princesa recupera de uma cirurgia na zona abdominal, gerou polémica devido aos erros de edição no Photoshop, nomeadamente nas mãos do filho mais velho, George, no casaco da filha, Charlotte, na camisola do mais novo, Louis, e numa zona do chão que parece estar distorcida.
O príncipe William terá tirado a fotografia na sexta-feira, 8, em 40 minutos, com uma câmara fotográfica com o valor de 2.900 libras (mais de 3.300€), segundo o "Daily Mail". A princesa de Gales editou-a no Photoshop para a tornar o “melhor possível” e publicá-la do domingo, 10, dia em que se celebrou o Dia da Mãe no Reino Unido.
Os assessores do Palácio de Kensington terão passado semanas a planear a divulgação de uma fotografia de Kate Middleton, de forma a acabar com a especulação nas redes sociais sobre o seu estado de saúde desde a cirurgia à zona abdominal em janeiro deste ano, o que tem perturbado os príncipes de Gales. Contudo, a polémica fez com que agências noticiosas internacionais excluíssem a imagem com receito de que a fonte a tivesse “manipulado”.
Os príncipes de Gales acabaram por emitir um comunicado no X, no qual Kate Middleton admitiu o erro. “Tal como muitos fotógrafos amadores, por vezes faço experiências em edição. Queria pedir desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família, que partilhámos ontem, tenha causado. Espero que toda a gente tenha tido um feliz Dia da Mãe”, pode ler-se.
Fontes reais afirmaram que a princesa de Gales fez “pequenos ajustes” para que ficasse uma fotografia bonita para partilhar numa data especial. Apesar dos apelos para que a imagem original fosse publicada, o Palácio de Kensignton recusou reeditá-la, o que gerou ainda mais debate, com alegações de que estariam a pôr em causa a confiança do público.
Os assessores do Palácio não detetaram quaisquer sinais de Photoshop, mas acredita-se que as edições não tenham sido comunicadas à equipa da princesa antes de se tornarem públicas. Além disso, foram levantadas questões sobre a fotografia ser demasiado boa, já que foi tirada num espaço de tempo curto na sexta-feira, 8. Como a agenda da família é preenchida, a fotografia teve de ser tirada depois de todos terem regressado a casa após as várias atividades e, um dia depois, Kate terá enviado a fotografia à sua equipa.
William e Kate costumam publicar as suas próprias fotografias, muitas vezes tiradas pela princesa e não pelo príncipe, para assinalar ocasiões especiais como os aniversários dos três filhos em comum do casal. Com esta polémica e com a confirmação de que a fotografia foi editada, levantaram-se dúvidas sobre se — e até que ponto — as imagens foram alteradas no passado.
De acordo com a Sky News, uma análise dos metadados da fotografia revelou que esta foi guardada no Adobe Photoshop duas vezes num Apple Mac, na sexta-feira, 8, e no sábado, 9, e que foi tirada com uma câmara fotográfica Canon.