28 anos depois, Portugal volta a ter um casamento real. E, tal como aconteceu no enlace de Duarte de Bragança com Isabel de Herédia, esta celebração também vai passar na televisão. No entanto, ao contrário do que sucedeu em 1995, não será a RTP mas sim a TVI a transmitir em direto o casamento de Maria Francisca de Bragança com Duarte de Sousa Araújo Martins.

Portugal vai ter um casamento real. Filha de D. Duarte de Bragança dá o nó 2 dias depois da implantação da República
Portugal vai ter um casamento real. Filha de D. Duarte de Bragança dá o nó 2 dias depois da implantação da República
Ver artigo

A cerimónia religiosa acontece a 7 de outubro na basílica do Palácio de Mafra, às 15 horas e, segundo confirmou João Távora, presidente da Real Associação de Lisboa, à MAGG, a estação de Queluz de Baixo irá fazer uma emissão em direto do local.

A festa, de acordo com o "Observador", será na casa da família dos duques de Bragança, em Sintra. Os vestidos que a noiva usará no dia serão da responsabilidade de Luzia do Nascimento. A peça central das joias que a infanta de 26 anos usará nesse dia será um diadema de brilhantes de D. Amélia, a última rainha de Portugal. Francisca usará também uma pulseira que foi propriedade da mesma rainha, mas desta feita emprestada por um amigo, que a comprou numa leiloeira.

Inicialmente, e como noticiou o "Expresso", o casamento iria realizar-se no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, mas os planos mudaram recentemente, tendo o casal anunciado, através da Real Associação de Lisboa, que a cerimónia iria acontecer em Mafra.

A Real Associação de Lisboa está a organizar uma "festa popular" no terreiro em frente ao monumento, que acolherá todos os que queiram celebrar o casamento. Será também possível assistir à cerimónia através de dois ecrãs gigantes que ali serão colocados.

O noivado de Maria Francisca de Bragança, de 26 anos, com Duarte Sousa Araújo Martins, de 32, foi anunciado em dezembro de 2022, depois de quatro anos de namoro. O pedido de casamento aconteceu no topo do monte Ramelau, em Timor-Leste, como relataram os noivos ao "Expresso".

Maria Francisca de Bragança seria a terceira na linha de sucessão ao trono português, caso o País vivesse num regime monárquico. Trabalha numa agência de comunicação. Duarte de Sousa Araújo Martins é advogado na sociedade Uría Menéndez Proença de Carvalho.