
Um homem de 43 anos foi enganado no Facebook por alguém que se fez passar por Jennifer Aniston, conhecida por ter feito parte da série “Friends”, que lhe conseguiu extrair 200 libras (o que equivale a 230 euros) em cartões não reembolsáveis. Ao que tudo indica, o homem terá recebido vários vídeos da suposta atriz a dizer que o amava, e provas que não deveriam ser refutadas sobre a sua identidade eram, na verdade, mentira.
Paul Davis, de Southampton, na Inglaterra, foi o visado da situação. Conforme contou ao jornal “The Sun”, o homem tem sido, nos últimos meses, alvo de um exército de burlões que utilizam a inteligência artificial para se fazerem passar por celebridades bastante conhecidas, como é o caso de Mark Zuckerberg e, como aconteceu agora, Jennifer Aniston. No entanto, apesar de lhe terem aparecido vários vídeos falsos no passado, o homem acreditou que falava mesmo com a atriz.
Isto porque o homem viu num dos vídeos a carta de condução da estrela de “Friends”, pelo que lhe pareceu plausível acreditar que aquela mulher que via no ecrã era real. A suposta Jennifer Aniston terá dito a Paul Davis que o amava ainda antes de lhe pedir dinheiro, o que intensificou o sentimento do homem de toda a situação ser realidade. No entanto, foi pouco tempo depois que a alegada atriz lhe pediu dinheiro. Pelo que Paul Davis relatou, Jennifer Aniston terá pedido 200 libras para “assinaturas da Apple”.
Desta maneira, o homem enviou o dinheiro para a conta que a tal pessoa atrás do perfil mostrou a Paul Davis, logo depois percebendo que se tratava de uma burla. “Recebi vídeos falsos da Jennifer Aniston a dizer que me amava e a pedir-me 200 libras. Acreditei e paguei”, disse ao “The Sun”. Posto isto, o homem garantiu que tem sido assediado sem parar há vários meses, recebendo mensagens falsas todos os dias a afirmar que ganhou desde prémios em dinheiro e muito mais.
O britânico está atualmente desempregado e a lidar com depressão. “Fazem com que pareça tudo real. Isto já dura há cinco meses. Achei que alguém fosse ser responsabilizado, mas parece que se estão a divertir e a safar-se (...). Não consigo continuar a levar com isto. Pedem-me dados bancários, informações do cartão de crédito, tudo”, rematou.