Casamentos há muitos, mas poucos são os que geram tanto burburinho como os da realeza britânica. E esta sexta-feira, 7 de junho, vai acontecer aquele que está a ser apontado como o casamento do ano do Reino Unido. Estamos a falar da cerimónia em que Hugh Grosvenor, sétimo duque de Westminster, 33 anos, vai dar o nó com Olivia Henson, 31.

O casamento vai acontecer na Catedral de Chester, em Londres, e vai contar com cerca de 400 convidados, incluindo muita aristocracia do resto da Europa, diz a "Brides". Depois, haverá uma receção em Eaton Hall, a propriedade da família do noivo, que é afilhado do rei Carlos III. No dia seguinte, o casal vai levar a cabo mais uma receção, mas esta vai destinar-se apenas às pessoas mais próximas do casal.

No casamento, Olivia Henson quer manter-se fiel aos seus princípios, por isso a sustentabilidade vai pesar na equação. Uma vez que é senior account na Belazu, uma empresa amiga do ambiente que importa ingredientes de alta qualidade de toda a Europa, diz a "Tatler", a comida e as flores do casamento vão ser provenientes de fornecedores locais ou regionais e as flores que esta receber vão ser dadas a instituições de solidariedade.

Sendo afilhado de Carlos III, é expectável que haja vários membros da realeza a picar o ponto – mas não é assim tão simples quanto isso. Além de a família real britânica estar a atravessar um período conturbado no que diz respeito à saúde do monarca e da respetiva nora, Kate Middleton, que revelou ter sido diagnosticada com cancro em março e está longe dos holofotes desde então, tem havido algum drama à volta da lista dos presentes.

Carlos III não vai estar presente na boda, de acordo com "O Globo", que acrescenta que isso se deve precisamente ao facto de estar a lutra contra um cancro. Em relação aos príncipes William e Harry, de quem o duque de Westminster é amigo próximo, só um dos irmãos está confirmado para a cerimónia. É o caso do príncipe de Gales, que vai ser, inclusivamente, o anfitrião da mesma.

No caso do duque de Sussex, este foi convidado, mas teve de recusar. De acordo com a "People", Harry terá dito que teria alguma em dificuldade em estar presente e o noivo não terá ficado melindrado com o motivo, tendo uma fonte dito que se tratou de um "entendimento entre dois amigos". O filho mais novo de Carlos III terá enviado "o seu amor, apoio e admiração para o casal" no dia do casamento, continuou a mesma fonte.

Hugh Grosvenor é padrinho do filho mais velho de Harry e Meghan Markle, o príncipe Archie, de 5 anos, assim como do filho mais velho do príncipe William e Kate Middleton, o príncipe George, de 10. Depois de o pai, Gerald Cavendish Grosvenor, morrer repentinamente em 2016, este herdou os títulos e a fortuna do mesmo, tornando-se no "solteiro mais cobiçado da Inglaterra", avança o "The Guardian".

Harry considera a rejeição do pai "particularmente dolorosa". Rei Carlos III não teve agenda para estar com o filho
Harry considera a rejeição do pai "particularmente dolorosa". Rei Carlos III não teve agenda para estar com o filho
Ver artigo

O sétimo duque de Westminster, que é dono do Grupo Grosvenor, tem uma fortuna avaliada em 10,7 mil milhões de euros e é dono de mais propriedades que o próprio rei Carlos III, possuindo mais de 1500 propriedades em 60 países. Em Londres, por exemplo, o grupo é dono das zonas de Park Lane, metade de Mayfair e 120 hectares de Belgravia.

Em relação à história do casal, Hugh Grosvenor e Olivia Henson conheceram-se em 2021, através de um grupo de amigos que tinham em comum, afirma o "The Sun". Namoraram durante dois anos e, em abril de 2023, o afilhado de Carlos III pediu a companheira em casamento no palácio de Eaton Hall, em Chester, a casa de campo oficial dos duques de Westminster.