O vinho tinto "Pioneiro", da Península de Setúbal, do produtor Venâncio Costa Lima, foi eleito pelo "Washington Post" como "Escolha do Ano".
O jornal norte-americano colocou o vinho tinto português como o primeiro na lista dos melhores vinhos com a melhor relação qualidade-preço, destacando-se entre 255 vinhos de todo o mundo provados ao longo do ano de 2021 pelo especialista de vinhos Dave McIntyre.
Segundo o especialista, trata-se de um vinho complexo cujos sabores persistiram e se desenvolvem ao longo de vários dias — uma característica que descreve como uma qualidade rara encontrada numa garrafa que custa apenas 3,99€. Sim, ouviu bem, o vinho distinguido pelo "Washington Post" está à venda por 3,99€ nas lojas Intermarché.
Produzido com as castas Castelão, Aragonez e Syrah, o "Pioneiro" é ideal para acompanhar pratos de carne, queijos e massas. Para que nada lhe falte, reunimos três receitas para uma harmonia perfeita à mesa.
Massa com Burrata Fresca
Ingredientes:
— 1 pacote de massa
— 3 colheres de sopa de manteiga sem sal ou azeite
— 3 chávenas de grãos de milho frescos
— 1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
— 1 colher de chá de sal
— queijo burrata
— pimenta moída na hora
— 2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado a gosto
Modo de preparação:
Ponha uma panela grande com água a ferver em fogo alto e adicione a massa. Coza até ficar al dente. Retire e reserve duas chávenas de água da massa e escorra a restante. Reserve a massa enquanto prepara o molho.
Para o molho, leve a panela grande de volta ao fogão em lume médio. Adicione a manteiga. Quando derreter, adicione duas chávenas e meia de grãos de milho, flocos de pimenta vermelha e uma colher de chá de sal. Cozinhe, mexendo ocasionalmente até os grãos ficarem amarelos, cerca de três minutos. Depois, adicione a água da massa que reservou. Cozinhe por cinco minutos e retire do fogo. Use um liquidificador para a mistura de milho até ficar cremosa.
Adicione a massa à panela e use uma pinça para misturar com o molho. Prove e ajuste os temperos. Se estiver muito grosso, adicione o restante da água da massa.
Para servir, transfira a massa para uma travessa e polvilhe com os grãos de milho restantes (crus). De seguida, parta delicadamente a burrata em vários pedaços sobre a massa. Enfeite com a pimenta moída na hora e o cebolinho.
Esta receita é do blogue The Kitchn.
Carbonara
Ingredientes:
— 350 g de esparguete
— 120 g de bacon
— 30 g queijo pecorino romano
— 20 g de parmesão
— 2 gemas de ovo grande
— sal
— pimenta
Modo de preparação:
Corte o bacon em palitos. Misture as gemas com o pecorino e o parmesão, adicionando 40 a 50 g de água. A mistura deve ser feita com um batedor para que as gemas fiquem cremosas. Depois adicione o sal e a pimenta.
Coloque uma panela de água a ferver. Enquanto isso, cozinhe o bacon numa panela em lume brando até ficar crocante (certa de 7 a 8 minutos). Coloque a massa na água a ferver considerando que a mesma deve ficar pronta ao mesmo tempo do que o bacon.
Escorra a massa, sem secar muito, e coloque-a de volta na panela ou numa tigela de vidro. Neste passo, é importante que a massa seja temperada ao fogo, colocando imediatamente o bacon e a sua gordura. Misture bem.
Despeje a mistura de gemas sobre o espaguete e mexa bem. Sirva imediatamente, completando o prato com mais queijo pecorino a gosto e um pouco de pimenta.
Esta receita é da página "La Cucina Italiana".
Mac and Cheese
Ingredientes:
— 300 gramas de massa cotovelo ou outra como penne, fusilli ou farfalle
— 1 chávena de creme de leite
— 1 chávena de leite
— 150 gramas de queijo cheddar picado ou ralado
— 300 gramas de queijo mussarela ralado
— sal a gosto
— pimenta a gosto
Modo de preparação:
Prepare a massa de acordo com as instruções do pacote. Enquanto a massa coze, numa panela média aqueça o creme de leite e 1/2 chávena de leite (em fogo baixo). Quando estiver quente, adicione os queijos e mexa até que derretam completamente. Adicione o restante do leite. Por fim, tempere com sal (se necessário) e pimenta a gosto. Misture com a massa escorrida e sirva de imediato.
Esta receita é do blogue Inglês Gourmet.