Miguel Silva e Catarina Romano são dois amigos, aliados e viajantes com vontade de fazer coisas diferentes das que já existem. Basta olhar para o 46, o projeto que a dupla liderou e que já está de portas abertas na Rua das Flores, perto do Príncipe Real, em Lisboa. Neste novo espaço podemos comer e beber, contemplar arte, colocar uns headphones wireless para ouvir música ou até fazer compras — o que não significa que estejamos só num restaurante, num museu, numa sala de espetáculos, numa loja ou sequer em casa. Não. O 46 identifica-se de outra forma: é um Clube de Sonhadores, um espaço que pretende juntar no mesmo sítio aquilo que de melhor existe na atmosfera da cidade, resultando numa experiência imersiva e transversal. 

"As cidades são feitas de pessoas, espaços, atmosferas e ideias. De clubes... Aqui no 46 cabe tudo isso: gente que pensa, gente que cria, gente que come e bebe, gente que vê, escuta, veste e navega por aí. Aqui respira-se bem. E pensa-se ainda melhor. Aqui somos todos sonhadores", diz o manifesto de intenções do 46, espaço a que se juntaram Antónia Rosa, Janette Ramsay, Joana Cardoso, Mike Stellar, Nuno Faria, Rui Miguel Abreu e Sebastião Faro para a concretização do projeto.

Diz-se que várias cabeças pensam melhor do que uma e neste caso isso é particularmente relevante, não estivéssemos a falar sobre um projeto com múltiplas camadas. Joana Cardoso, por exemplo, ficou encarregue das linhas do 46, ao pensar no design — estando o resultado refletido num espaço que é simultaneamente acolhedor e funcional, com o tal cunho imersivo, através de escolhas influenciadas pela vontade de despertar sensações. É aqui que pode usufruir da carta pensada por Nuno Faria,, um dos responsáveis pelo famoso 100 Maneiras, restaurante do chef Ljubomir Stanisic e que tratou da selecção rigorosa de vinhos, assim como do chá e café personalizados ou ostras que, dizem, entram no ranking das melhores que encontrará em Lisboa. É também aqui que vai poder encontrar as peças da Parallel, marca de Catarina Romano, que, inspirando-se na Índia, cria peças únicas e que respeitam os princípios da sustentabilidade, repletas de cores e de padrões.

Sebastião Faro, por sua vez, assume o papel de curador artístico, trazendo para o clube de sonhadores de Lisboa o trabalho de artistas, que exibem as suas criações a partir de suportes publicitários de tecnologia já obsoleta, como.... E porque a música nunca poderia ficar de fora, é Mike Stellar a assumir esta pasta, construindo uma banda sonora focada na música eletrónica — desde a mais ambiental às novas correntes mais estimulantes —  que começa no interior e que se prolonga até ao jardim do 46, com direito a headphones wireless.

O 46 está aberto de quarta-feira a sábado, das 17 horas às 21h30.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.