A massa é, muito provavelmente, o primeiro alimento que aprendeu a cozinhar. É uma comida rápida, saborosa e, acima de tudo, fácil de fazer — não há ninguém no mundo que diga que não consegue colocar água e massa numa panela e esperar que ferva. Vê? Fácil. Ou será que não?
Há vários pratos de massa, desde os mais tradicionais portugueses, como a massa à lavrador, às pastas italianas, cada vez mais famosas em Portugal. Abrem novos restaurantes italianos quase todos os dias, um pouco por todo o País, e não se pode negar a diferença entre uma massa com atum feita em casa e uns raviolis recheados com molho pesto confecionados por um chef.
No Dia Mundial da Pasta, que se celebra esta sexta-feira, 25 de outubro, a MAGG falou com o chef Natanael Silva, especialista em pastas, que revelou quais são os 5 erros mais frequentes que as pessoas cometem quando estão a cozinhar massa. Da quantidade de água à temperatura, sem esquecer o sal ou o ponto de cozedura, o chef executivo dos restaurantes Mercantina explica tudo o que deve e não deve fazer.