Café infundido com azeite? Parece uma mistela estranha, mas é isso em que consistem as novidades da cadeia Starbucks. A nova linha, intitulada Oleato, é uma junção deste dois mundos que, à partida, não se misturam, mas cujo resultado é um sabor "inesperado, aveludado e amanteigado que realça o café e perdura lindamente no paladar", esclarece Howard Schutz, CEO interino da Starbucks, no site da marca.
A inspiração para esta nova aposta da Starbucks surgiu em Sicília, Itália. Foi nesta cidade que Schutz se apercebeu de um hábito "dinâmico e interessante" que os italianos levam a cabo todos os dias: ingerir uma colher de sopa de azeite. O empresário acabou por implementar esse costume na sua vida e, quando o seu paladar se apercebeu do potencial que este par teria, nasceu a ideia de experimentar uma bebida que juntasse ambos os sabores.
"Ao criar as bebidas, fomos inspirados pela rica história da origem do café e do azeite, dois dos ingredientes mais transcendentes da natureza", disse Amy Dilger, responsável por desenvolver as bebidas da Starbucks, em comunicado. "Uma coisa especial das azeitonas de Partanna são o seu sabor levemente adocicado e amanteigado. É um complemento natural ao nosso café", continuou a responsável.
A quente ou a frio, Amy Dilger ainda frisou que cada bebida é uma "experiência luxuosa". E há cinco bebidas diferentes que os clientes poderão provar para conseguirem experienciar este casamento improvável, que vão do café latte ao cortado, passando ainda pelo cold brew ou pelo espresso Martini.
Para poder experimentar estas novidades, das duas uma: ou espera pela sua chegada a Portugal, que ainda não tem data prevista, ou terá de marcar uma viagem a Itália, onde as bebidas ficaram disponíveis esta quarta-feira, 22 de fevereiro. A linha Oleato deverá chegar a mais pontos do globo ainda durante este ano, dos quais se destacam os Estados Unidos, o Japão, o Reino Unido e a região do Médio Oriente.