As novas almôndegas sem carne do IKEA parecem-se e sabem a carne, mas na verdade são compostas por proteína de ervilha, aveia, maçã e batatas. Sem carne, portanto, a nova aposta gastronómica promete conquistar todos os amantes de almôndegas vegetarianas. E segundo avança a revista digital "The Verge", o novo produto vai chegar à Europa já em agosto.

Segundo a mesma publicação, que cita uma fonte oficial da empresa, estas "bolas de vegetais", como são internamente identificadas, têm uma pegada ecológica 96% inferior às das almôndegas tradicionais de porco da empresa que, só em 2019, vendeu mais de mil milhões de unidades.

No entanto, esta não é a primeira vez que a empresa aposta em almôndegas sem carne. Em 2015, por exemplo, a empresa criou uma versão veggie, mas diz que as novas "bolas de vegetais" vão ser mais adequadas para quem queira comer menos carne sem ter de "descartar o sabor e a textura familiar das almôndegas do IKEA."

IKEA deixa de vender artigos de plástico descartáveis
IKEA deixa de vender artigos de plástico descartáveis
Ver artigo

À mesma publicação, uma fonte da multinacional garante que o produto vai ser vendido nos restaurantes da marca, onde são servidas com batatas, mas diz que também vão estar disponíveis embaladas nos congeladores para quem as queira levar para comer em casa.

Embora ainda não haja qualquer informação oficial, espera-se que as novas almôndegas também cheguem às lojas do IKEA em Portugal.

A criação do novo produto faz parte da nova estratégia ecológica do IKEA que espera, até meados de 2030, tornar o seu plano de negócios o mais sustentável possível através da redução da emissão de carbono para a atmosfera.

Além desta ideia, a empresa já apostou em várias iniciativas como a aquisição de madeira mais sustentável para o seus produtos, a utilização de materiais recicláveis e o uso de biocombustível para o transporte dos seus artigos até às casas dos clientes.