Ao fim de semana as refeições são aleatórias: um peixe fresco comprado na ida às compras da semana, uma sopa ao jantar depois de um almoço farto em família, ou algo rápido e que não dê muito trabalho. Nesta categoria encaixa-se a receita de ovos nuvem de Luísa Fortes da Cunha, também conhecida no Instagram como My Casual Brunch.

Ainda há dias a criadora de conteúdos digitais fez as delícias da apres

entadora Cristina Ferreira com uns wraps de maçã, mas com tantas amêndoas por casa que ainda sobram da Páscoa, não precisamos de mais sobremesas, mas sim de um prato simples, prático e saudável.

Eis os "ovos nuvem à minha moda", ou melhor, à moda de Luísa, que podem passar a ser à sua. Contudo, antes de se aventurar em recriações, o melhor é seguir a receita à risca para que nada corra mal e consiga a textura pretendida: uma espécie de algodão conferido pelas claras batidas em castelo.

Apesar de Luísa indicar que é para levar a gema ao forno até "ficar ao seu gosto", se fosse feita uma sondagem, não deve haver dúvidas sobre a escolha da maioria: a gema deve ficar trémula, mesmo a pedir para ser cortada com a ponta da faca de modo a escorrer suavemente sobre as nuvens. É como um bife a cavalo, mas numa versão baixa em hidratos de carbono e sem proteína animal (esta receita até os carnívoros querem provar).

Ovos nuvem

Ovos nuvem
Ovos nuvem créditos: mycasualbrunch/Instagram

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1/2 alho francês
  • 1 dente de alho
  • Cebolinho qb
  • Sal e pimenta qb
  • 2 pedaços de pimento vermelho
  • 1 cenoura pequena
  • 1/2 chávena de cogumelos
  • Salsa qb
  • Azeite qb

Modo de preparação

Numa frigideira coloque uma ou duas colheres de sopa de azeite, pique o dente de alho, junte o alho francês e o pimento, cortadinhos, a cenoura e os cogumelos em pedacinhos pequenos. Deixe saltear um pouco. Tempere com sal e pimenta, junte um pouco de salsa picada e cebolinho a gosto. Reserve.

Numa taça coloque as claras e bata com uma pitada de sal até ficarem muito bem firmes. Assim que estiverem bem batidas junte-lhes o preparado da frigideira. Envolva com cuidado para as claras não perderem o ar. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloque montinhos do preparado (quatro montes) em cada monte abra um buraco no meio sem ir até ao fundo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cinco minutos.

Ao fim desse tempo retire do forno e coloque em cada buraco uma gema. Leve de novo ao forno cerca de oito minutos ou até a gema ficar ao seu gosto. No fim retire do forno salpique com cebolinho, salsa e pimenta.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.