A Nutella nasceu em 1964, ou seja, já é comercializada há 59 anos. Atualmente, o famoso creme de avelã é produzido em 11 fábricas em todo o mundo e está disponível em cerca de 170 países. Em 2007, ou seja, há 16 anos, a blogger norte-americana Sara Rosso decidiu criar o dia mundial de celebração à Nutella. Desde 2015 que é a Ferrero (empresa italiana, detentora da marca Nutella) que assume a responsabilidade do Dia Mundial da Nutella.

Toda a gente sabe que o famoso creme de avelã e cacau vai sempre bem com uns crepes ou num brownie, por exemplo.

Com Nutella, fruta ou leite condensado. 3 receitas de panquecas para alegrar o fim de semana
Com Nutella, fruta ou leite condensado. 3 receitas de panquecas para alegrar o fim de semana
Ver artigo

Mas será que é a opção mais saudável? A Nutella é feita com açúcar, óleo de palma (gordura vegetal), avelã, leite, cacau, leticina (substância fosfolipídica) e vanilina (o principal componente da essência ou aroma de baunilha) e apenas uma colher de sopa, o equivalente a 20 gramas, tem 107 calorias. 

Para além disso, pode tornar-se dispendioso se for mesmo um fã do creme de chocolate e o comer com regularidade - um pote de 600 gramas de Nutella custa, neste momento, 5,49€ no Continente. De vez em quando não faz mal a ninguém, mas se pensarmos a longo prazo talvez haja outras opções mais saudáveis ou mais económicas.

Assim, a MAGG reuniu 10 cremes de avelã mais saudáveis, ou mais baratos, para comprar em alternativa à Nutella.

Espreite a lista