A 8.ª edição do Festival Internacional do Ouriço do Mar está de volta à Ericeira. Entre os dias 15 e 24 de março, o Mercado Municipal da Ericeira vai ser transformado num átrio totalmente dedicado ao marisco onde, para além da venda e prova de ouriços, vários chefs vão ser convidados a preparar a sua interpretação do ouriço do mar.

Quem passar pelo Festival vai poder, nos dias 16, 17, 23 e 24 de março, não só provar a iguaria, como também assistir a sessões de showcooking com chefs bem conhecidos. É o caso de Luís Brito, do A Ver Tavira, Paulo Alves, do Praia no Parque, e Habner Gomes, do Mattë.

Neste festival, pode conhecer os restaurantes do Alentejo e do Ribatejo que têm o selo Michelin
Neste festival, pode conhecer os restaurantes do Alentejo e do Ribatejo que têm o selo Michelin
Ver artigo

Criado pelo consultor Nuno Nobre e organizado em parceria com a Câmara Municipal de Mafra desde 2015, o Festival do Ouriço considera imperativo que os seus visitantes saibam abrir, tratar e degustar esta iguaria. Assim, vão poder participar numa oficina de ciência, no dia 16 de março, às 10 horas, onde vão poder ficar a saber tudo sobre o ouriço do mar.

Os ouriços de Festival vão, ainda, ser todos servidos em peças exclusivas da Vista Alegre. A marca portuguesa celebra 200 anos de existência este ano e aceitou fazer esta parceria, juntando-se à pérola dos mares da Ericeira.

Para além do programa de eventos no Mercado, toda a vila vai estar envolvida na festa que celebra o ouriço do mar. 27 restaurantes locais aderiram à iniciativa e vai, ainda, realizar-se, no dia 20 de março, um jantar “a quatro mãos”. Os chefs André Rebelo, do Jangada, e Athanasios Kargatzidis, do Costa Fria, vão, juntos, homenagear o ciclo de vida do ouriço.

A vila da Ericeira foi eleita como Best Tourism Village 2023 pela United Nations World Tourism Organization, trazendo assim uma grande expectativa para a organização desta edição do Festival do Ouriço.

Espreite o programa completo.

Festival do Ouriço