Haverá melhor forma de descobrir o mundo se não for através de uma viagem gastronómica? Não sabemos, mas a verdade é que, este verão, as sobremesas estão a liderar tendências no TikTok, tornando-as por si só um fator imprescindível para quem está a planear viajar. E não é para menos - um estudo recente da Coffeeness analisou vídeos virais para descobrir quais os doces mais populares nas redes sociais, e os resultados mostram que a comida continua a ser um fator importante na altura de planear.

Vodca na comida? Este restaurante em Alcântara tem pizzas ao estilo nova-iorquino e ingredientes improváveis
Vodca na comida? Este restaurante em Alcântara tem pizzas ao estilo nova-iorquino e ingredientes improváveis
Ver artigo

Como seria de esperar, Portugal não ficou de fora desta tendência global. O pastel de nata, com a sua massa folhada crocante e recheio cremoso, conquistou os corações (e ecrãs) de todo o público, tornando-se num dos favoritos nas redes e numa paragem obrigatória para quem visita o País. Mas a Europa vai mais além: os gelados artesanais em Roma, os churros com chocolate em Barcelona e o famoso crookie de Paris também estão a dar que falar.

Do outro lado do mundo, a criatividade não tem limites. Seul, Tóquio ou Singapura estão a liderar com sobremesas visualmente irresistíveis, como tanghulu brilhante (frutas caramelizadas), mochis de todos os sabores ou ainda bolo típico da região, mostrando que o que é nacional é bom. Na América do Sul, os brigadeiros brasileiros continuam a fazer furor, enquanto que na Ásia e no Médio Oriente, o chocolate do Dubai tem roubado todas as atenções. 

Assim, é possível dizer que o sucesso destas sobremesas no TikTok está, em parte, ligado ao seu apelo visual, com cores vibrantes e texturas marcantes, mas o seu sabor é que é a verdadeira estrela. De híbridos criativos como o cronut às sobremesas clássicas reinventadas, é impossível visitar um país sem experimentar algo típico, e parece que as sobremesas é que estão a roubar o protagonismo. 

20 das sobremesas mais faladas no mundo.