Está em todas as cartas de restaurantes, principalmente daqueles que servem brunch. E está também nas páginas de Instagram de todas as influenciadoras digitais. Isto porque, além de saboroso e saudável, aquele verde é bastante "instagramável".

Mas replicar aquelas tostas de abacate ou guacamole que comemos nesses restaurantes pode ser mais difícil do que se pensa. Não por serem receitas xpto ou por terem ingredientes muito rebuscados, mas sim porque nem sempre é fácil encontrar um abacate pronto a comer.

O mais certo é perceber que todos os abacates do supermercado ou mercearia ainda estão verdes e que, por isso, vamos ter que esperar ainda uns dias até podermos abri-los e usá-los. Mas se é daquelas pessoas que tem desejos incontroláveis de abacate (sim, essas pessoas existem), e não quer ter que esperar, há uma solução para os amadurecer de forma mais rápida.

Investigação demonstra como o abacate faz bem ao cérebro e melhora a capacidade de concentração
Investigação demonstra como o abacate faz bem ao cérebro e melhora a capacidade de concentração
Ver artigo

Como? Juntando-os a frutas como maçãs, tomates, melões e bananas maduras. Isto porque estes frutos produzem um gás chamado etileno, que faz com que acelere o processo de amadurecimento de quaisquer outros frutos que estejam à sua volta. Se por vezes vai a tirar uma peça de fruta que comprou há pouco tempo e vê que esta está com bolor, pode ser culpa das outras frutas que estavam no mesmo espaço.

Não queremos que isto aconteça à nossa fruta, mas este pode ser um método eficaz para acabar com o tempo de espera no que diz respeito a abacates verdes. Se os juntarem no meio destas frutas, por exemplo, dentro da gaveta do frigorífico, durante um ou dois dias, o mais certo é o abacate ficar no ponto.

Deixar em água com umas gotas de limão, também é outro truque que pode ajudar. Depois de estar no ponto, o melhor é comê-lo todo, porque rapidamente fica maduro de mais. Fruto difícil este.