
O sucesso foi tanto em setembro de 2024 que o Fogo da Terra voltou para não uma, não duas, mas três edições em 2025 para todos os fãs da gastronomia portuguesa - e com especial foco na alentejana. Ao todo, vão ser mais de 20 chefs e inúmeros pratos cozinhados no Fogo e no Fumo, as grandes especialidades do evento, com a entrada, à semelhança da primeira edição, a ser gratuita.
Assim, todos aqueles que quiserem participar, estão mais do que convidados para fazerem parte da festa. Com o grande objetivo de descentralizar as experiências gastronómicas feitas por chefs conhecidos, promovendo-as nas pequenas regiões de Portugal, o Fogo da Terra vai ter então lugar no Parque Ambiental em Redondo, Évora, já nos próximos dias 17 e 18 de maio, seguido do evento junto ao Cais na Foz do Arelho, Caldas da Rainha, nos dias 14 e 15 de junho, e da edição no Jardim do Álamo em Alter do Chão, Portalegre, a 5 e 6 de julho.
No entanto, este ano há novidades: enquanto que em 2024 a primeira edição deste evento gastronómico funcionou apenas durante um dia, as três novas edições vão decorrer ao longo de um fim de semana, onde no primeiro dia os pratos servidos vão ser pratos baseados nas tradições locais, e no segundo dia os chefs vão ter a oportunidade de inovar naquilo que quiserem servir.
A entrada, como já explicado, é gratuita, e cada prato, todos eles servidos com foco no uso de ingredientes locais e na valorização de tradições, terá um custo de 5€, sendo que cada copo de vinho será servido por 3,50€.
Durante os dias dos eventos, todos os que quiserem estar presentes poderão assim assistir a demonstrações ao vivo, interagir com os chefs e explorar uma vasta gama de sabores, técnicas e tradições gastronómicas. Entre o grande plantel há chefs que mantêm a sua participação este ano, como Gonçalo Queiroz (restaurante Origens) , Filipe Ramalho (restaurante Páteo Real), Dinis Diogo (projeto “My Journey As Amateur Cook”), e, claro, o fundador e cabeça de Fogo, Rogério Imaginário, mas também há muitas novidades, como Francisca Dias (restaurante Esteva), Joana Candeias (restaurante À Lagardère), e Sahima Hajat (vencedora do “MasterChef Portugal”).
Os restantes nomes vão sendo anunciados nas redes sociais do Fogo da Terra, e os chefs exatos que vão estar em cada edição serão anunciados mais perto das datas. Com pratos preparados sempre no Fogo e vinhos alentejanos à disposição, o evento quer dar a oportunidade a todos os que o queiram visitar de passarem mais tempo entre família e amigos a desfrutar de um bom e divertido momento.