Depois de conquistar pelos travesseiros, surpreender com as queijadas e pastéis de nata e, ainda, nos deixar com água na boca com os gelados artesanais, a pastelaria Dona Estefânia passa a apostar também em croissants, que resultam de uma mistura de massa folhada e brioche.
Se gosta de travesseiros e não resiste a croissants, é caso para dizer que esta novidade reúne o melhor de dois mundos. A fábrica de queijadas sintrense lançou um novo croissant com recheio de travesseiro, que custa apenas 1,80€. E as novidades não ficam por aqui.
Para além dos croissants que roubam aquilo de que melhor os travesseiros têm (o recheio), a marca apostou também em croissants simples (1,30€), com recheio de Nutella (1,80€), com presunto e queijo (3,50€), delícias do mar (3,50€), mozarela (3,50€), entre tantos outros.
Mas não só de croissants se faz a festa (leia-se menu) e a pastelaria Dona Estefânia prima pela produção artesanal, que se desdobra em vários doces típicos de Sintra e não só. Mas já lá vamos. Com direito a preços, moradas e tudo aquilo que precisa de saber.
A Dona Estefânia procura marcar a diferença no que à confiança e transparência diz respeito. Por isso, à MAGG, Paulo Veríssimo explica que todas as lojas físicas contam como uma "área de confeção aberta", para que os clientes possam acompanhar a produção e o "making of" dos produtos que compram.
Os travesseiros e as queijadas são o rosto da marca e foram a primeira aposta de Paulo Veríssimo e Pedro Gomes, fundadores da Dona Estefânia. Movidos pela vontade de eternizar as receitas originais dos travesseiros e queijadas de Sintra, os dois amigos, formados em Gestão Económica e Pastelaria, respetivamente, decidiram criar a fábrica de produção artesanal.
"O nosso maior desejo é simples, como de resto são as queijadas e os travesseiros: que a vossa vida fique mais doce. O legado de Pedro e Paulo é claro: levem um pouco da História de Sintra nas vossas memórias e nas vossas barrigas", avançam.
À MAGG, Paulo Veríssimo conta que, dos ingredientes aos produtos, passando até pela decoração (desde azulejos à pedra do balcão), a Dona Estefânia é assumidamente "made in Sintra". O fundador explica que o conceito da marca passa por preservar a tradição, da forma mais legítima e fiel possível.
Depois de conquistar o público com os travesseiros e as queijadas, a marca passou a apostar também em receitas originais. Desta forma, lançou os pastéis Dona Estefânia, uma fusão entre o recheio da queijada e a massa folhada do travesseiro de Sintra, e, ainda, o bolo rainha Dona Estefânia – cujo segredo o chef se recusa a revelar.
Para além dos croissants, a marca decidiu expandir o leque de opções e adicionou também pastéis de nata ao menu. Posteriormente, decidiu lançar-se para o mercado dos gelados artesanais e já conta com 7 sabores distintos – baunilha, chocolate, limão, maracujá, morango e pistachio.
Paulo Veríssimo explica que a ideia de adicionar gelados do receio de que os consumidores decidissem "cortar no assunto e deixar de comer travesseiros", no entanto conta que o que aconteceu foi precisamente o aposto. "A venda dos travesseiros não teve qualquer quebra e continua muito boa", diz.
Sendo que a grande aposta original passa pelo novo gelado de queijada de Sintra, cuja descrição pouco adianta, para além de que se trata de um sabor refrescante.
Pode visitar os espaços físicos da pastelaria Dona Estefânia, na Rua Tomé de Barros Queirós, em Sintra, no Largo Dona Maria II, no Cacém, e, ainda, no Largo Mercado, em Queluz. Sendo que todos contam com esplanada, para que possa aproveitar os últimos dias de verão.
No entanto, não tem de sair de casa para desfrutar das opções do menu. A pastelaria dispõe de um serviço de entregas através do site oficial (que tem como área de alcance a zona de Sintra) e, ainda, da Uber Eats ou da Glovo, que levam os produtos da pastelaria à região de Lisboa.
Para mais informações, basta consultar o site, a conta de Instagram ou, ainda, a página de Facebook da pastelaria Dona Estefânia.