Escolhemos o Dia Mundial da Água — que se assinala a 22 de março — para, pela primeira vez, entrarmos num bar cujas paredes não estão repletas de garrafas de vidro com líquidos de todas as cores e com a percentagem de álcool bem visível. Assim que passamos a porta surge-nos a questão que não conseguimos conter assim que vemos o proprietário. "Qual é a necessidade de ter um bar que serve apenas água?". Cyril Decoret olha-nos com aquele olhar dos veganos a quem perguntam de onde vem a proteína. "Come todos os dias a mesma coisa? Então porque é que há de beber todos os dias o mesmo?"
E com esta nos sentamos, abrimos o caderno, pegamos na caneta e percebemos que há aqui muito a aprender. A começar por um dos mitos mais comuns. "A água tem sabor, tem textura, tem cor", acrescenta e — tome nota desta — só não tem cheiro e é essa a característica que a diferencia do vinho em termos de prova. "De resto, devíamos escolher a água como escolhemos vinho, com todo o cuidado e de forma pensada para cada situação", reforça o responsável por aquela que é a primeira rede de bares de água do mundo.
Os bares pertencem à Lev, marca ligada a dietas de emagrecimento, mas que mudou recentemente de paradigma, que se nota não só na decoração nova das lojas e no novo design das embalagens, mas também na forma de ver a nutrição. "Ainda que o nosso foco seja o emagrecimento, queremos dar uma resposta mais global", explica Cyril. É por isso que a cada uma das lojas está agora associada um espaço a que deram o nome de Water by Lev e onde estão disponíveis mais de 60 tipos de água, que podem servir de apoio a uma dieta de emagrecimento, mas também ser uma opção para quem quer, simplesmente, hidratar o corpo de uma forma mais consciente.
Há água com sabor a pepino, mirtilo, toranja e rosmaninho. Com e sem gás. "Em Portugal não existe muito o hábito de beber água com gás porque as marcas portuguesas são densas, pesadas e, algumas delas, com muito açúcar", refere o proprietário. As que nos apresenta são leves, o gás sente-se, mas de uma forma ligeira e o sabor é real. "Não parece que está a beber um gin?", pergunta quando nos oferece a de pepino. E não é que parece mesmo?
Os aromas são todos naturais e não há açúcares adicionados. "Pode ajudar quem tem dificuldade em beber mais água, mas pode também ser uma alternativa aos sumos e refrigerantes mais processados", refere.
Há ainda as águas enriquecidas com oxigénio, indicadas para quem faz desporto pelo pico de energia que proporciona e as mineralizadas para quem sofre de prisão de ventre. Mas na dúvida pergunte à equipa de nutricionistas que funcionam quase como um sommelier que faz o casamento entre o vinho e o palato.
Não se admire por isso que, na hora de escolher uma água, lhe perguntem se gosta da água mais fria, mais ao natural, com mais gás ou mais leve. Na loja há uma água com seis mil anos que, por ser retirada de glaciares, mantém uma temperatura baixa. Há ainda água das montanhas austríacas ou das profundezas de lagos da Rússia.
A Lev prepara-se para lançar águas de marca própria, sem perder a originalidade. "Vamos ter água de nuvem", conta, entusiasmado, Cyril. O especialista explica que essa água vai ser recolhida num local puro, ou seja, sem poluição, localizado entre duas montanhas. Aí, vão ser colocadas barras de metal que, através de choques elétricos, levam à precipitação. Essa água vai ser engarrafada e vendida pela marca. Outra das novidades vai ser uma água preta, com propriedades detox, resultado do carvão ativado que lhe vai ser acrescentado.
Nos bares, disponíveis nas lojas do Saldanha, Amoreiras, Expo, mas também no Porto, Coimbra, Aveiro e algumas em Espanha e na Suíça — está também à venda a mais recente gama de chás, feita em parceria com a Companhia Portugueza de Chás.