A Casa do Campino, em Santarém, vai encher-se de comida regional de 18 a 28 de novembro. É a 40.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, uma data duplamente especial, uma vez que o número redondo é celebrado após a distinção do festival como um dos 25 melhores da Europa pelo site de viagens "Big 7 Travel".

O site descreve o festival como o local onde "chefs e restaurantes de todo o País reúnem-se para mostrar os seus melhores pratos que combinam a cozinha tradicional e contemporânea portuguesa". É precisamente esta a definição do festival com quatro décadas de surpresa que chega às mesas instaladas na Capital Nacional da Gastronomia. Além de almoços temáticos, o festival destaca-se também pelas "demonstrações de cozinha", continua o "Big 7 Travel".

Um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo fica em Portugal. Saiba onde e porquê
Um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo fica em Portugal. Saiba onde e porquê
Ver artigo

O cartaz deste ano ainda não foi anunciado, conhecem-se apenas as datas do único festival português que ficou entre os 25 melhores da Europa, na 23.º posição. No pódio ficou o festival Galway International Oyster and Seafood, na Irlanda, o Csabai Sausage, na Hungria, e o Eurochocolate, em Itália.

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o mais antigo festival nacional de gastronomia no País, podia ter como destaque uma fataça assada na telha ou pampilhos, mas não. O "Big 7 Travel" diz que o que é imperdível são as cracas. 

Vai ter de esperar para as comer, bem como para provar as restantes iguarias que serão servidas nos dez dias de festival gastronómico. O que é certo é que é para "amantes da boa mesa" que terão acesso a um "certame de excelência e uma montra dos sabores regionais", anuncia a organização.

Fique atento ao programa no site e reserve já na agenda o evento de novembro, bem como o de dezembro — mês em que decorre o Festival do Azeite, iguaria principal, à qual se vai juntar a gastronomia, os vinhos e os produtos locais. Até lá, pode provar a gastronomia local na Casa do Campino e na restauração local até 25 de outubro à boleia do evento "Sabores e Saberes – 40 anos de História", que integra restaurantes que fizeram parte do festival ao longo dos 40 anos de existência.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.