
Desde finais de julho que há um novo cantinho da Grécia em Campo de Ourique, com a abertura da primeira loja do MYKA em Portugal. Este projeto de frozen yogurt distingue-se por apostar a 100% no sabor autêntico do iogurte grego artesanal.
O MYKA está aberto todos os dias neste bairro lisboeta. Aqui, os clientes são convidados a criarem o seu próprio iogurte grego gelado, tendo à sua disposição cerca de 30 toppings, que variam consoante as estações do ano.
O iogurte grego autêntico é 100% artesanal, sem quaisquer ingredientes ultraprocessados e mais cremoso e rico do que o estilo grego normalmente encontrado em Portugal, feito a partir de leite pasteurizado e kefir de cabra.
"Há muita oferta de sobremesas e lanches em Lisboa, mas, no que toca a iogurte grego autêntico, somos uma marca diferenciada, porque todos os nossos produtos são artesanais, desde os crumbles, que são feitos em casa, aos toppings e ao iogurte", menciona a responsável, Beatriz.
Pode pedir o seu frozen yogurt em copos de diferente tamanhos, sendo que os preços começam nos 4,20€. Também pode optar por taças e cones como o do Dubai, coberto de chocolate e pistácio, e como o "MYKA especial", com pistácio, compota de laranja amarga, mel e azeite português.
As opções de coberturas vão desde frutos secos e compotas até mel, azeite, baclava ou crumbles de fruta. Todos os meses são lançadas novidades, como um sabor de iogurte e um sorvete especiais. Em setembro, pode provar o gelado de romã e o iogurte grego com figos e queijo feta.
A loja do MYKA conta com cerca de 20 metros quadrados de área visível ao público e carateriza-se por um ambiente minimalista e inspirado nas ilhas gregas, para que possa saborear este país sem precisar de pôr os pés num avião.
A chegada do projeto a território nacional é obra do casal Beatriz e Eduardo Costa, cujo amor foi crescendo entre colheradas de MYKA em Espanha. Agora, são os responsáveis pelo master franchising da MYKA em Portugal, sendo que a marca já está presente em 16 países, como México, El Salvador e República Dominicana.
"Eu vivia em Madrid, num apartamento que ficava mesmo em cima do primeiro MYKA. Isso fez com que ficasse uma grande fã. Na altura, quando eu e o Eduardo namorávamos, ficávamos a ver de cima as filas do MYKA, cada vez maiores", contou Beatriz à MAGG.
"Acompanhámos o sucesso todo que foi o MYKA em Espanha, tudo enquanto clientes", continuou. Beatriz vivia em Madrid e Eduardo na Suíça, até que ele a pediu em casamento e surgiu o desafio de regressarem a Portugal.
"Eu caso-me e vou para Portugal, mas tens de trazer o MYKA, porque eu sou completamente fã e não consigo viver sem o MYKA", respondeu Beatriz. O desafio foi aceite numa altura em que o projeto estava a iniciar a expansão.
Num passeio com amigos por Campo de Ourique, encontraram uma loja que lhes pareceu ideal e que tinha uma indicação de que estava para arrendar. Tiraram uma fotografia ao contacto telefónico e o resto é história. "Temos um plano já a acontecer de abertura em vários pontos do País", conclui a responsável.