Qualquer amante de sushi já experimentou transformar-se num sushiman de trazer por casa. Basta comprar uma esteira sudare, os ingredientes e montar. Parece fácil, no entanto, atire a primeira pedra quem nunca deixou ferver demasiado tempo o arroz, ou não seguiu a receita à risca e, em vez de peças de sushi, acabou por comer uma bowl de arroz, salmão e soja.

Para que possa aperfeiçoar a arte da cozinha japonesa - e fazer boa figura à frente dos amigos -, o Museu do Oriente organiza dois workshops dedicados a esta cultura, orientados pela professora Yuko Kase, docente do curso de Língua Japonesa na Universidade Católica – Instituto de Estudos Orientais.

Sabe o que é a missô? E um sushi Joe? O guia essencial sobre sushi e cozinha japonesa que tem de ler
Sabe o que é a missô? E um sushi Joe? O guia essencial sobre sushi e cozinha japonesa que tem de ler
Ver artigo

O primeiro decorre no dia 18 de outubro, das 11h30 às 13h30, e chama-se “Onigiri: bolo de arroz” - onigiri ou omusubi são bolinhos de arroz com formatos e recheios variados, envolvidos, ou não, em alga (nori). Nesta oficina prática vai aprender a preparar o arroz da forma correta, os recheios dos bolinhos, e ainda a sopa de miso. O custo por pessoa é de 30€.

O segundo workshop é o “Etiqueta japonesa à mesa” e decorre no dia 25 de outubro, das 14h às 16h. Porque no Japão a cortesia é muito valorizada, neste dia vai poder aprender a forma certa de manusear os pauzinhos, assim como a forma correta de servir e partilhar alimentos numa refeição em grupo. O custo por pessoa é de 25€.

As inscrições estão disponíveis no site do Museu do Oriente