É fácil encontrar por cá lojas com ingredientes chineses e japoneses, agora até mexicanos, mas não havia nada com produtos nórdicos que levasse o paladar a viajar pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Desde abril de 2021 que já é possível através da primeira loja de produtos Nórdicos em Portugal: a Maravilhas Nórdicas. Está presente numa banca no Mercado de Algés e desde 29 de novembro numa loja na Parede para maravilhar não só os nórdicos que por lá andam, como outros portugueses.

"Vimos que estava a correr muito bem [no Mercado de Algés] e que as pessoas tinham vontade de ter uma loja física, com mais variedade de produtos. No mercado não havia espaço para fazer isso. Decidimos que devíamos apostar numa mercearia e como há muitos nórdicos deste lado [Parede] achámos que era uma boa zona", diz à MAGG Gabriela Cardoso, de 32 anos, responsável pelo projeto.

Os avós de Gabriela emigraram para a Suécia nos anos 60 e por lá ficaram, tiveram filhos e viram crescer os netos. Foi lá que Gabriela viveu até aos 20 anos, altura em que os pais decidiram vir para Portugal. Por cá, formou-se e trabalhou na área de beleza, mas uma reviravolta na vida e saudades dos sabores do país onde nasceu levou-a a criar a Maravilhas Nórdicas.

"Como havia uma grande comunidade sueca e nórdica cá, pensava que eventualmente iam abrir [uma loja de produtos nórdicos]", conta sobre a forma como lhe surgiu a ideia após perceber que ninguém a tinha tido. "Já tinha estado em países onde tinha visto este tipo de loja e pensei que podia ser um bom negócio e também uma forma de matar saudades dos produtos", diz a responsável.

Enquanto Gabriela mata as saudades, os portugueses descobrem novos sabores. Os produtos frescos, como os queijos, manteigas e o arenque (pequeno peixe originalmente denominado de surströmming), são os mais procurados, bem como o pão crocante e a larga variedade de mostardas.

Para provar verdadeiramente a essência dos países nórdicos, o arenque e as manteigas são dois dos produtos imperdíveis para levar para casa, destaca a fundadora da Maravilhas Nórdicas, que à lista acrescenta as ovas de coregono-branco (conhecido como caviar nórdico) e as batatas fritas.

"São muito diferentes das batatas que temos cá. Têm sabores, como natas azedas e cebola e de cheddar com natas azedas. Têm sabores um bocadinho diferentes e são feitas de formas diferentes".

A nova loja que tem tudo para as receitas tradicionais nórdicas

Basta falar em almôndegas suecas e só nos vem uma coisa à cabeça: IKEA. Mas a partir de agora vai também poder associar à loja Maravilhas Nórdicas. Gabriela Cardoso garante que aqui encontra todos os ingredientes para fazer o famoso prato, desde os ingredientes para o molho castanho cremoso ao puré de batata, e ainda a compota de airelas (fruto semelhante aos arandos) que também costuma acompanhar as famosas almôndegas.

Ikea partilha a famosa receita das almôndegas e do molho — e só leva ingredientes que tem em casa
Ikea partilha a famosa receita das almôndegas e do molho — e só leva ingredientes que tem em casa
Ver artigo

"Outro prato muito popular, que vendemos mesmo muito, é o falukorv stroganoff. É uma salsicha específica de lá, grossa. Dá para fazer de várias formas. Ou frito na frigideira com umas massas que temos e são feitas especificamente com leite. Ou pôr no forno com uma das mostardas que temos cá", refere a responsável da loja.

Ideias para recriar em casa a gastronomia nórdica não faltam, o que resta mesmo é fazer uma visita à banca da Maravilhas Nórdicas no Mercado de Algés ou à nova loja, na Parede.

Maravilhas Nórdicas

Localização Parede: Praceta Fernando Pessoa, 19, Loja B, 2775-024
Contacto: 211336460
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h (sábado das 11h às 16h)

Localização Mercado de Algés: R. Dr. Manuel de Arriaga S/N, 1495-037 Algés
Horário: de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h (sábado das 11h às 16h)

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.