Se é louco por pastéis de nata, dizemos-lhe onde ir para provar o melhor de Lisboa: basta visitar a Casa do Padeiro, na Pontinha, pastelaria que foi reconhecida como a casa d'O Melhor Pastel de Nata de Lisboa durante a final da mesma competição que decorreu esta segunda-feira, 26 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, em Oeiras.
Para o júri da competição, o pastel da Casa do Padeiro "distinguiu-se pelo equilíbrio entre a massa folhada e o creme que a recheia", pode ler-se em comunicado acerca desta distinção. O pódio ficou completo com o segundo lugar entregue à pastelaria Aloma (Lisboa) e o bronze a ficar na pastelaria Patyanne (Castanheira do Ribatejo).
Bruno Francisco, proprietário do estabelecimento da Pontinha, ficou surpreso com este primeiro lugar entre os 12 finalistas, que destronou outras propostas de pastéis de nata de espaços como a Casa do Preto (Sintra), Choupanna Café (Lisboa) ou Padaria da Né (Damaia), que venceu no ano passado.
O pastel de nata vencedor da Casa do Padeiro distingue-se por ser uma receita "original e tradicional", salienta um representante da pastelaria à MAGG, e custa 1€ por unidade. O espaço fica na Avenida Vale Grande 15, Pontinha, e está aberto diariamente entre as 6h30 e as 20 horas (à exceção do domingo, que abre às 8 horas e fecha às 13 horas).
A proposta da Pontinha saiu vencedora da 13.ª edição da competição O Melhor Pastel de Nata de Lisboa, lançada em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro.
Veja a lista completa dos 12 finalistas:
- Padaria da Né, Damaia
- Pastelaria Aloma, Lisoa
- Pastelaria Estrela Dourada, Lisboa
- Pastelaria Fidalgo's, Moita
- Pastelaria Fim de Século, Lisboa
- Pastelaria Pão de Mel, Forte da Casa
- Pastelaria Viriato, Ramada
- Santa Coina Confeitaria, Coina
- Pastelaria Patyanne, Castanheira do Ribatejo
- Casa do Padeiro, Pontinha
- Casa do Preto, Sintra
- Choupanna Café, Lisboa