É a nova aposta da multinacional norte-americana: bebidas com infusão de azeite extra virgem. Os mais curiosos e aventureiros têm-nas provado, mas muitos acabam na sanita logo após ingerirem estas novidades. O que explica este fenómeno? E porquê azeite?

As três novas bebidas fazem parte da gama Oleato, lançada em fevereiro em Itália e, desde então, disseminada por outros pontos do mundo. Cada bebida leva uma colher de azeite extra virgem da marca Partanna, produzida na região da Sicília. 

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Estão em causa o iced shaken espresso (um espresso batido com gelo), o caffé latte (um café com leite) e o golden foam cold brew (um café frio com espuma dourada). A Starbucks acreditava que esta aposta iria transformar a indústria do café e que o azeite traria benefícios à saúde.

Porém, muitos dos que têm experimentado estas bebidas têm-se queixado de uma vontade imediata de ir à casa de banho. As redes sociais ficaram inundadas de partilhas acerca do efeito laxante obtido após a combinação entre a cafeína (muito estimulante) e o azeite.

Uma colher deste azeite adiciona outras 120 calorias à bebida, assim como informa a edição espanhola do site da CNN. Acaba por facilitar as idas (urgentes) à casa de banho por estimular os intestinos, mesmo para aqueles que até estão habituados a consumir azeite na comida.

Para o diretor de marketing da Starbucks, Brady Brewer, "é um dos maiores lançamentos" da marca das últimas décadas, assim como cita o mesmo órgão de comunicação. Mas esta novidade não está a ter o retorno esperado, já que os clientes não estão satisfeitos.